Rise and Fall

Como já era de se esperar, as notícias da próxima expansão de Civilization VI, Rise and Fall, não param de chegar. Depois do anúncio dos Cree como uma das novas civilizações, agora é a vez da Geórgia dar as caras pela primeira vez na franquia de estratégia 4X.

Liderada pela rainha Tamara da Geórgia, cuja regência foi de 1160 a 1213, a civilização tenta passar a noção de um líder que unificou um país em meio a uma crise de instabilidade. Isto é demonstrado pela habilidade especial que garante bônus adicionais que são ativados assim que o jogador entrar em uma “Golden Age” (período que aumenta a produção de todas as edificações de uma civilização).

Já a sua estrutura única é o tsikhe, uma fortaleza que oferecerá ao jogador uma maior defesa por conta de seus muros altos e dificuldade de acesso. Elas podem ser construídas no lugar das muralhas liberadas durante a renascença e dão bônus de “Faith”.

Sua unidade especial é o Khevsureti, que tem bônus de ataque e nenhuma penalidade ao se movimentarem por terrenos montanhosos.

Por fim, a habilidade especial da rainha Tamara é a “Glory of The World, Kingdom and Faith”. Ao entrar em uma protectorate War, a Geórgia automaticamente ganhará um bônus de Faith durante os turnos iniciais. Em conjunto, também será possível. poderá enviar mais envoys para a cidade-estado cuja religião dominante é a mesma da Geórgia.

Diferente do Cree e dos Países Baixos – cujas habilidades passivas e ativas possuem um foco exacerbado em uma ou outra mecânica presente em Rise and Fall – a Geórgia oferece maior versatilidade tanto em early, quanto mid e late game. Minha única preocupação fica para o abuso das “Golden ages”, pois os bônus ofertados são muito grandes e inevitavelmente isso vai levar o jogador à guerra.

A expansão estará disponível em 8 de fevereiro por R$69,99.

Geórgia estará presente em Civilization VI: Rise and Fall

About The Author
-

Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.