Prison Architect

Em nota, a Paradox Interactive e a Double Eleven anunciaram que a próxima expansão de Prison Architect será focada em gangues. Embora não tenha sido dado uma data de lançamento, a expansão estará disponível no PC, Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch a partir de US$5,99. Preço no Brasil não foi divulgado.

Apesar de não ter gostado muito da ideia de início, a implementação do sistema de gangues parece seguir a mesma ideia que vem sido trabalhada pela Double Eleven: que Prison Architect não é puramente sobre encarceramento, mas sim, em ajudar as pessoas a saírem de lá melhores do que entraram.

Por conta disso a expansão terá programas de reforma e reabilitação, assim como novas áreas que se focam em dissolver a presença das gangues ou a possível formação de novas gangues.

Para “equilibrar” o “desafio”, cada gangue terá uma personalidade, código de conduta e traços específicos. Ou seja, colocar gangues que não vão uma com a cara da outra no mesmo bloco não é uma boa ideia. Guardas também poderão aceitar subornos para dar acesso a certos “benefícios” para as gangues.

Outra mecânica que estará inclusa é um sistema de “temperatura”. Esta mecânica funciona como uma sobreposição de tela que indica as principais reclamações dos seus presos assim como a influência das gangues em uma determinada área da sua prisão. Vai ser bem interessante de vê-la em ação, pois até então Prison Architect dependia muito da intuição do jogador e da estrutura da prisão para que possíveis motins não acontecessem, me questiono se isso irá alterar o grau de dificuldade do jogo.

Como de costume, a expansão virá acompanhada da atualização “Kite”, que inclui novas áreas, melhorias no menu, opções de capacidade máxima da prisão e novos administradores.

Sei que gangues são uma realidade em prisões, e até então a Double Eleven não me decepcionou em demonstrar cautela ao implementar mecânicas em Prison Architect. Espero que ela continue tomando o cuidado necessário, pois este é um daqueles temas que um deslize faz a ideia ir por água abaixo.

Veja o trailer de anúncio e mais imagens abaixo:

Gangues são a próxima adição para “Prison Architect”

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.