Durante a Gamescom Opening Night Live, evento ocorrido nesta terça-feira (19), a DotEmu e a Alt Shift — mais conhecida pelo seu trabalho em “Crying Suns” anunciaram “Battlestar Galactica: Scattered Hopes”. Ele está em desenvolvimento para PC (Steam) e previsto para dar as caras em 2026.
Tal como o projeto anterior da Alt Shift, “Scattered Hopes” utiliza componentes de estratégia em tempo real, narrativa, e metaprogressão no estilo roguelite. A trama gira em torno de uma das dezenas de frotas das Doze Colônias que tentam escapar do ataque Cylon. O seu objetivo, é claro, é defender a frota dos ataques dos robôs e escapar com vida.
O vídeo de anúncio e as primeiras imagens demonstram não só a clara evolução do sistema que a Alt Shift usou em “Crying Suns”, mas também uma forte inspiração em “Faster Than Light”. O que me chamou bastante a atenção é que, ao contrário dos jogos citados, “Battlestar Galactica: Scattered Hopes” conta com situações especiais e eventos que podem ocorrer no meio da batalha. Você pode, por exemplo, tomar um dano crítico a um dos seus sistemas vitais e ter que recorrer a usar um dos recursos da sua frota para evitar que ele seja completamente destruído.
Outro ponto interessante é a presença de uma maior ênfase em posicionamento das naves, algo que “Crying Suns” deixou – e muito – a desejar. Só de ver o salvo de mísseis atingindo uma das naves humanas já me deixou aliviado que eu vou ter que “pensar um pouco mais” ao invés de apenas apertar alguns botões na tela e ver o combate ser finalizado “automaticamente”.
Espero muito que o lado narrativo também tenha sido refinado. “Crying Suns” tinha boas ideias, mas eu comecei a me interessar cada vez menos pela sua trama à medida que eu progredia nas runs.
No fundo, o meu coração sempre vai pertencer a “Battlestar Galactica: Deadlock” – de longe um dos melhores jogos com um sistema de turnos simultâneo – mas entendo que não é a preferência de muitos e tem um grau de complexidade muito maior comparado a “Battlestar Galactica: Scattered Hopes”.
Dito isso, o jogarei assim que ele for lançado.
Veja o primeiro trailer e mais imagens do game: