Pelo visto a Gamescom é temporada das empresas de jogos free-to-play expandirem o seu escopo. De um lado a Wargaming anunciou “World of Tanks: HEAT”. De outro vem a Gaijin com o FPS “Active Matter”. Ele está previsto para entrar em acesso antecipado pelo site oficial em 9 de setembro.
Ambientado em um mundo tomado por uma catástrofe que alterou a gravidade da Terra e infestado por monstros, “Active Matter” é de longe um dos shooters mais interessantes que vi na última semana. De acordo com a Gaijin, você é um membro de um de vários esquadrões que tenta explorar as mudanças no planeta e — obviamente — entender quais recursos podem ser extraídos disto.
Se você sentiu cheiro de um extraction shooter, está correto em partes. “Active Matter” vai ter componentes PVE, PVP, e PVPVE. O trailer de anúncio mostra diversos cenários, monstros e batalhas contra outros jogadores.
O que permanece um mistério são quais componentes vão estar jogáveis em 9 de setembro. A versão mais básica de pré-venda – que permite participação de acesso antecipado – oferece equipamento básico e moedas para itens cosméticos. Eu não ficaria surpreso se o modo de extração fosse o primeiro a ser implementado, afinal a própria Gaijin já tem “Enlisted” para a temática PVP.
Dito isso, fico relativamente contente de ver a desenvolvedora finalmente indo para um conflito mais moderno. Sei que ela havia feito testes com eventos de “primeiro de abril” em “Enlisted”, mas um salto desses me impressiona.
Só torço para que o grind e os custos não sejam tão altos quanto os de “War Thunder”.
Veja o trailer e mais imagens de “Active Matter” abaixo: