Amnesia

Sabe, depois de SOMA e tudo o que ele trouxe de diferente para a Frictional Games, além das drásticas mudanças ocorridas em jogos de terror nos últimos anos, a última coisa que eu esperava da desenvolvedora era um novo Amnesia. Mas, pelo visto, ela decidiu jogar seguro com o anúncio de Amnesia: Rebirth nesta sexta-feira (6).

Previsto para a primavera no Brasil para PlayStation 4 e PC, o jogo se foca em um novo personagem – Taci Trianon e se passa no deserto da Argélia. A desenvolvedora ao menos promete que não será um festival de jumpscares – algo que ela sempre tentou evitar – e mais algo do tipo terror psicológico.

Porém, é difícil não me sentir um pouco decepcionado. O trailer de anúncio mostra incríveis visuais, mas algumas das mesmas mecânicas de Amnesia. Fuja por algum motivo (um monstro, assombração, armadilhas?) e nada sobre se defender.

Essas podem ser conclusões precipitadas, mas esse subgênero – o qual ironicamente Amnesia ajudou a popularizar – está mais do que saturado. De Layers of Fear até um jogo indie no Steam como The Convenience Store.

Esse foi o grande diferencial ao jogar Alien Isolation. Além da temática, eu tinha chance de me defender, de sentir que eu poderia sair com vida daquele local. A última coisa que eu quero é correr de monstros mais uma vez.

Frictional Games anuncia Amnesia: Rebirth

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.