Flashpoint Campagins: Southern Storm

A Matrix Games e a On Target Simulations lançaram nesta semana o terceiro – e possivelmente último – diário de desenvolvimento de “Flashpoint Campaigns: Southern Storm” e confirmaram que o wargame com turnos simultâneos estará disponível a partir de 17 de novembro pela loja da Matrix Games. Nenhuma data foi dada para a versão Steam.

O jogo, que simula uma realidade alternativa onde a Guerra Fria escalou para um conflito direto em 1989, é composto por sistemas complexos mas que são fáceis de serem compreendidos. Cada mapa tem um tamanho médio de 20x15km e as batalhas duram entre 4 a 24h. A versão de lançamento contará com 40 mapas e veículos / tropas de 1980 a 1989 incluindo todos os sistemas que eles possuem simulados.

O terceiro diário de desenvolvimento de “Flashpoint Campaigns: Southern Storm” se focou no criador de cenários que, ao que tudo indica, está muito mais robusto do que o seu antecessor. Ao contrário de criar um cenário do zero, você pode modificar cenários ou criar um a partir de estágios pré-definidos. Algumas variantes como data de início e término determinará quais equipamentos poderão ser utilizados em combate.

Além disso você poderá controlar o clima de hora em hora. Ou seja, você pode criar um mapa que começa com nevoeiro e termina com chuva. Tais elementos impactam não só a visibilidade como a movimentação das tropas.

Outra adição que me traz muita felicidade como um grande fã de modificações é a possibilidade de criar “rotas” para a IA para que ela tenha uma noção básica de como proceder para um objetivo específico. Ela não irá necessariamente seguir, já que a própria é um tanto complexa – quiçá a mais complexa que eu já vi em um wargame – mas só de ter rotas é uma opção muito melhor do que o sistema anterior onde você tinha que definir pontos de movimentação via uma tabela HTML.

Quem estiver interessado em mais detalhes do editor, recomendo a leitura do diário de desenvolvimento completo no site da Matrix Games.

Os vídeos abaixo da uma ótima noção do que esperar do combate e das batalhas de “Flashpoint Campaigns: Southern Storm”:

“Flashpoint Campaigns: Southern Storm” sai em 17 de novembro

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.