Em nota publicada nessa semana por meio do Steam Workshop, a Valve anunciou o lançamento das ferramentas para criação de mods no Dota 2. Com elas, agora modos de jogos personalizados, como o famoso Pudge Wars do Dota 1, poderão ser adicionados ao game.

Ferramentas para mods no Dota 2 são lançadas

No momento as ferramentas se encontram em versão alpha, sendo necessário um computador com um sistema operacional 64 bit e uma placa de vídeo com suporte ao DirectX 11. A empresa promete que, no futuro esses requisitos serão reduzidos.

Para ter acesso às ferramentas, você precisa estar na versão beta do Steam. Para isso, vá em configurações, depois em conta. Na opção participação beta, escolha Steam Beta Update e clique em OK. O Steam precisará ser reiniciado. Agora é só ir nas opções ferramentas para realizar o download do Dota 2 Workshop Tools Alpha.

Mas aí é que surgem as coisas interessantes. Aparentemente, o Dota 2 que roda dentro do Hammer 2014, que é a ferramenta para a criação de mapas da Source, é a Source 2. A tão misteriosa nova engine da Valve.

Para quem não se lembra do que ela é capaz, a imagem abaixo, supostamente vazada de uma apresentação da valve sobre a Source 2, mostra um mapa de Left 4 Dead 2 refeito na nova engine.

Mods no Dota 2

O próprio Hammer 2014 mostra mais indícios da Source 2, como por exemplo, suporte a novas funções e alguns caminhos. Observe a imagem abaixo, postada pelo redditor Nellody.

Mods no Dota 2

Outro user, RoyAwesome aponta o seguinte fato: “O novo script, encontrado no Hammer 2014 também permite para que diferentes DLLs carreguem e renderizem diferentes objetos (exemplo: vmaps são renderizados pelo worldrenderer.dll, etc). Isso é bem diferente em relação a Source 1, já que eles tinham um grande número de coisas na sua biblioteca da engine. Apenas isso indicaria que foram feitas grandes mudanças na engine para remover isso diretamente da biblioteca central e colocar em suas próprias bibliotecas.”

Agora, vamos com calma. Eu sei que você deve estar pensando. Dota 2 com gráficos melhores? Left 4 Dead 3? Half life 3?!?!?!?! Calma, muita calma. Isso apenas aponta que chegamos a um período de transição na Source.

Como você pode ver no vídeo abaixo, o Hammer 2014 é muito mais fácil de se trabalhar com adição e edição de objetos em tempo real, ao contrário da lerdeza que era o antigo Hammer, quase dez anos sem uma atualização.

De início, vou supor que essa gradual mudança para a Source 2 é para ajudar os criadores de conteúdo para o Dota 2 colocarem os mapas  e Mods no Dota 2 dentro do Workshop com mais facilidade.

Como o Dota 2 é facilmente o jogo mais famoso da Valve no momento, não teria sentido fazer esse teste em um jogo menor, como o Team Fortress 2 (que ainda assim é muito jogado).

Aliás, só pra não dizer que tem Half Life 3 no meio, toma aí um Gordon Freeman que o pessoal do Reddit achou nos arquivos.

Mods no Dota 2

Ferramentas para criar mods no Dota 2 são lançadas, aparecem indícios da Source 2

About The Author
-

Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.