Eu fico fascinado o quão rápido jogos sobre “anomalias” cresceram e se transformaram. No começo algo apenas “estático” como “I’m on Observation Duty” para algo muito mais elaborado como o recém-anunciado “P1: Anchor Light” da Perp Games. Ele chega em 9 de setembro no PC, 14 de outubro para PlayStation 5 e 11 de novembro para Xbox Series S/X.
Publicado pela Deadbolt Interactive, o jogo vai no sentido contrário dos jogos mais conhecidos por aí como “Exit 8”. Sim, você ainda vai explorar e ter que identificar anomalias, mas ao invés de apenas estar em um “loop”, você explora um farol da década de 60.
A Perp Games não esconde uma forte inspiração em “Bioshock” nos visuais, mas eles não são o que me chamaram a atenção. O que de fato me fez ficar interessado por “P1: Anchor Light” é a inclusão de mecânicas como itens colecionáveis que dão acesso a novas partes do farol e a presença de uma criatura que te segue a todo momento.
Antes que você torça o nariz, ela não é necessariamente hostil e nem sempre vai estar na sua cola. No entanto, se você ouvir a música do jogo ser cortada de forma abrupta, você precisa ficar parado até que ela volte a tocar.
O próprio trailer divulgado nesta semana mostra uma ambientação sinistra e claustrofóbica. Por que o protagonista utiliza um escafandro? O que são as dezenas de computadores espalhados pelo farol?
“P1: Anchor Light” pode ser um baita jogo e um imenso salto para o gênero, e eu espero poder cobri-lo quando lançar.
Veja o trailer e mais imagens dele abaixo: