Em nota, a Double Eleven e a Paradox Interactive divulgaram que Prison Architect ganhará uma nova expansão – “Going Green”, em 28 de janeiro no PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

Se o nome “Going Green” indicou sustentabilidade, acertou em cheio. A expansão permitirá você estabelecer fazendinhas para que os seus detentos cultivem batatas, maçãs e outro tipos de alimentos. Estes poderão ser usados para exportação – gerando mais dinheiro para a sua prisão – ou para transformá-la em uma prisão autossustentável.

O elemento de autossustentabilidade também se estende para novas fontes de energia, como energia solar e pequenas usinas eólicas. Tal como os alimentos, você pode usá-las para reduzir o custo de manutenção da sua prisão ou exportar a energia para ganhar mais dinheiro.

Para contrabalançar, ou melhor, tentar transformar “Going Green” menos distópico já que botar detentos para trabalhar e gerar dinheiro para você não é nada mais do que outra forma de trabalho escravo, novas “gangues” serão adicionadas ao jogo. Elas surgem na medida em que você expande a sua fazenda e podem se especializar em contrabando de matéria-prima para bebida ou tentar tomar outras partes da prisão para eles.

A expansão virá acompanhada da atualização “The Glasshouse”, que inclui um novo sistema de reciclagem, unidades caninas K9 e melhorias na interface como organizar itens e melhor controle nas ferramentas de demolição.

Sendo bem honesto com vocês, eu não sei como me sinto em jogar Prison Architect em pleno 2021. A última expansão, “Island Bound”, ao menos tinha uma temática menos assustadora com “Alcatraz”. Não que isso justifique a premissa do jogo, eu entendo que muitos de vocês curtem a ideia de administrar algo. Agora, colocar fazendas e transformar uma prisão em um campo de trabalho escravo – por mais que seja a mais pura realidade – é um tanto doloroso de ver.

Eu daria um desconto se a Double Eleven usasse “Going Green” como uma forma de crítica do atual sistema prisional, mas todos nós sabemos que isso não vai acontecer.

Expansão “Going Green” é anunciada para Prison Architect

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.