Se eu fosse listar jogos de estratégia em turnos que eu sofri horrores para terminar, “Othercide” da Lightbulb Crew certamente estaria bem próximo do topo. Uma progressão brutal, inimigos asquerosos e letais. Ao que tudo indica, o novo projeto da equipe – “Ex Sanguis” – vai seguir uma linha similar, mas com uma pegada mais roguelite.
Mantendo o estilo visual contrastante – dessa vez pelo uso do preto e branco junto com vermelho –, você lidera um grupo de rebeldes que tenta restaurar a “cor” para o mundo após ele ser invadido por seres de outra dimensão. A cor, pelo visto, é o vermelho do sangue despejado pelos inimigos.
“Ex Sanguis” aparenta ser uma evolução considerável das mecânicas vistas em “Othercide”. A desenvolvedora retém a manipulação de turnos e a necessidade crucial de posicionamento das suas unidades para que elas não morram, mas dá um “tempero” extra com mais objetos destruíveis no cenário. Até então a equipe já confirmou que você vai poder empurrar inimigos contra bolhas de sangue que explodem, o chutar de penhascos, ou queimá-los.
Outra mudança – uma crucial por sinal – é que agora os inimigos vão ter um limite de visão. Em “Othercide” era muito fácil de você ser perseguido por boa parte do mapa e não havia nada o que fazer se a batalha não estivesse ao seu favor. Em “Ex Sanguis” vai ser possível utilizar o cenário para se esconder ou preparar uma armadilha.
A minha única preocupação é com o sistema de progressão roguelite. A Lightbulb Crew menciona runs com diferentes dificuldades e o típico “desafio vs recompensa”. Quanto mais desafiador, maior vão ser essas recompensas. Ela, no entanto, não entrou em detalhes de como as recompensas vão funcionar. Se elas vão ser buffs passivos, novos equipamentos ou classes.
O jogo está previsto para sair ainda este ano via Steam Early Access e permanecer nele por pelo menos seis meses para refinar e expandir as mecânicas. Uma versão de testes já está disponível pela plataforma da Valve. Se você tem interesse, basta acessar a página do game e solicitar o acesso.
Com certeza vai ser mais um jogo para eu acompanhar bem de perto, e eu obviamente já solicitei o meu acesso a versão de testes.
Veja o trailer de anúncio e mais imagens do game abaixo: