Em mais uma das vítimas de “há jogos demais em 2025”, a Lion Shield e a Hooded Horse anunciaram nesta quinta-feira (23) que o construtor de cidades “Nova Roma”, até então previsto para o final deste ano, vai estar disponível em Early Access a partir de 22 de janeiro de 2026 via Steam, Epic Games Store e Game Pass.
Embora a desenvolvedora não tenha deixado explícito a mudança de data, ela começou a apresentar as primeiras mecânicas do jogo – que até então estavam um tanto quanto obscuras.
Como o nome indica, o foco do jogo é a construção de Roma, do começo dela como uma pequena cidade até os seus tempos de “glória”. A Lion Shield confirmou que o jogo terá um panteão de deuses Greco-Romanos que você vai poder escolher qual ovacionar (e ganhar benefícios ou trazer a ira dos outros deuses), um sistema de missões, e um sistema de logística de transporte de matéria-prima e bens materiais.
Muitas dessas mecânicas já estavam no jogo anterior da desenvolvedora, “Kingdoms & Castles”, mas vão ser ampliadas com mais complexidade e algumas novidades.
A que mais me interessa é o sistema de transporte de água via aquedutos. Você vai precisar redirecionar a água para abastecer toda cidade, ou boa parte dela. Claro que com aquedutos, todo tipo de problema pode surgir, de desastres naturais a acidentes durante a construção. Ou seja, há uma chance bem alta de parte da sua cidade acabar inundada.
Outra adição é um sistema de combate mais robusto com a inclusão de “bárbaros”. Eles serão acompanhados de outras “ameaças”, como reinos próximos tentando conquistar Roma. Você vai precisar treinar e manter um exército tanto na sua cidade quanto nos arredores.
Pessoalmente estou curioso para ver como vai ser a interação com outros Reinos. “Kingdoms & Castles” fazia isso de forma relativamente simples e me decepcionou um tanto.
Ao menos o trailer divulgado junto com o anúncio da data já demonstra um sistema relativamente competente de tecnologia e uma boa variedade de prédios.
Se você está descontente com o adiamento de “Nova Roma”, pense pelo lado positivo. Ainda há “Anno 117” em 2025.
Veja o trailer e mais imagens de “Nova Roma” abaixo:





