Pelo visto a MicroProse não se cansa de fazer anúncios. Após o retorno da franquia F-22, a editora, junto com a desenvolvedora Spideog Studios, confirmou que o jogo que mistura estratégia e combate naval “Rise of Piracy” vai estar disponível via Steam Early Access em 24 de fevereiro. Preço no Brasil ainda não foi divulgado.
Com clara inspiração de jogos como “Pirates!” de Sid Meier, “Rise of Piracy” abraça o estilo “sandbox”. Ambientado durante o ápice da pirataria no Caribe, que durou até o começo do Sec. XIX, você começa munido de apenas um único navio. A partir daí é você que escolhe qual caminho seguir. Vai ser possível se aliar com uma das grandes potências da região e servir como “patrulha” contra piratas, realizar transporte de cargas preciosas, ou se tornar um comerciante.
Claro que, como o nome indica, virar um pirata e roubar a todos também é uma opção completamente viável. Só não espere que os portos te recebam de braços abertos.
É aí que entra um dos pontos que mais me chamou a atenção em “Rise of Piracy”. Além de batalhas navais no estilo tradicional de jogos de estratégia em tempo real, você também vai poder comandar tropas, saquear ou controlar cidades. O difícil, imagino, é manter o controle delas.
A versão Early Access já virá com o mapa completo, 9 países / facções, diferentes tipos de classes e arquétipos, 8 cenários pré-definidos, e o sistema básico de combate – tanto em alto mar quanto em terra. A previsão é que ele fique pelo menos mais um ano em desenvolvimento para a equipe expandir as mecânicas, incluir suporte a controles e novos tipos de navios. Uma lista completa do que a desenvolvedora prevê adicionar ao game também já foi divulgada.
Após o decepcionante “Windward Horizon”, estou na busca de um jogo sobre ou com piratas há meses. Será que “Rise of Piracy” vai atender o que eu tanto quero? Ainda não sei, mas vou acompanhá-lo de perto. Ambicioso ele é.
Veja o trailer, imagens, e o que está previsto para o período de Early Access a curto, médio, e longo prazo abaixo:





