Em nota, a Judatone e a desenvolvedora Talha and Jack Co anunciaram que “Mashina” – game que mistura visuais stopmotion, adventure e escavação – está à venda no Steam a partir de R$54,99.
Para quem nunca ouviu falar nos desenvolvedores, a equipe é mais conhecida por projetos como Judero e Dujanah – adventures fantásticos que tem como destaque principal o uso de stopmotion e bonecos de massa. “Mashina” segue a mesma linha, mas expande com elementos mais “tradicionais” de exploração.
Você assume o papel do simpático robô Mashina que tem como principal tarefa coletar recursos e ajudar outros robôs a reconstruírem suas casas e a sua sociedade. Para isso você vai precisar escavar áreas próximas da cidade, e descobrir o que de fato aconteceu com os habitantes e o porquê de suas casas terem sido destruídas.
O que me fascinou desde o anúncio é como Talha and Jack Co fazem um excelente uso de stop motion e visuais fora do comum para evocar a sensação de que você de fato está controlando uma criatura “real”. Há uma textura, um senso tátil em todos os elementos que compõem “Mashina” – da interface até o jeito que o robô escava ou interage com os habitantes da cidade – que é muitíssimo raro de se ver.
Mais legal ainda é que muitos materiais do jogo são itens do cotidiano. Baús são feitos com caixas de som, cones são uma colagem de adesivos e o próprio protagonista tem os braços feitos de arame.
A demo que está disponível via Steam dá uma excelente noção do que esperar da versão final. Um adventure no qual você está sempre em busca de novos recursos e materiais, um excelentíssimo sistema de inventário e um sistema de construção de máquinas que é, no mínimo, fascinante.
Eu recomendo muito vocês darem uma chance a ele, ainda mais quem está mais do que cansado dos jogos tradicionais que tentam te prender com mecânicas repetitivas. “Mashina” tem início, meio, e fim. E mal posso esperar para conseguir sentar e jogar a versão completa.
Veja o trailer e mais imagens do game abaixo: