Se você me falasse que Ron Gilbert, mais conhecido pela série “Monkey Island, está fazendo um roguelites, eu ia achar que é piada. Mas, como já disse tantas vezes, 2025 é uma caixa de surpresas, e o desenvolvedor e a sua empresa Terrible Toybox anunciaram nesta terça-feira (14) que “Death by Scrolling” está previsto para lançamento em 28 de outubro via Steam. O jogo também está em desenvolvimento para PlayStation 5, Xbox Series S/X, e Nintendo Switch, mas ainda não possui data.
Parte shooter com uma visão top-down, parte roguelite, “Death by Scrolling” se assemelha quase a um shmup. Você precisa estar em constante movimento já que a tela vai lentamente subindo. Se você não conseguir avançar ou derrotar os inimigos, e estiver na parte inferior, você é eliminado.
Um conceito deveras simples que, ao menos pelo trailer divulgado em conjunto com a data de lançamento, funciona muito bem. Os estágios são bem variados em termos visuais e de inimigos, há dezenas de modificadores que podem aumentar a sua velocidade, dano ou te fazer obter mais moedas. Tais moedas vão poder ser trocadas por novos equipamentos ou usadas no que aparenta ser um sistema de metaprogressão.
A minha única preocupação acerca de “Death by Scrolling” está na sua longevidade e o quanto de agência tem o jogador. Após jogar, e me decepcionar com “Cloverpit”, espero que o jogo de Ron Gilbert tenha mecânicas suculentas, daquelas que me fazem pensar em builds “insanas”.
E, mesmo que não venha a ter, ao menos posso ficar aliviado que não é mais um “vampire-survivors”-like. Se tem um gênero do qual estou cansado, é este.
Veja o trailer e mais imagens de “Death by Scrolling” abaixo: