Anos atrás eu via um DLC de Prison Architect e já pensava: “Pronto, lá vem mais uma maneira de reforçar o sistema carcerário”. Claro que o jogo até hoje tem sérios problemas em relação a isso, mas a última leva de DLCs tem tentado mudar essa percepção. O recém-lançado “Perfect Storm” (R$20,69), que introduz calamidades, é mais um passo na direção correta para o game.

Tais calamidades envolvem tempestades, mudanças climáticas bruscas, infestação de ratos e outros problemas causados tanto pela natureza quanto pela ação humana. A ideia por trás do DLC é fazer com que o jogador se preocupe mais com a qualidade de vida dos presos – algo que tem se tornado um tema mais proeminente em Prison Architect.

Para fazer isso acontecer o DLC introduz uma série de ferramentas para conter infestações e novas “tecnologias” e papéis que seus guardas ou sua equipe de conserto podem exercer. Seja instalando aquecedores ou para raios.

A atualização que acompanha o DLC, intitulada “The Tower” também segue o caminho de criar um ambiente mais “saudável” dentro de Prison Architect. Além de novos itens cosméticos, agora há a opção de estender o tempo de visitação e fazer com que seus franco atiradores usem bala de borracha. Soa pouco, mas considerando que Prison Architect tinha tudo para ser uma completa distopia (mais do que já é), eu vejo como uma ótima adição.

Eu venho jogando “Perfect Storm” por uns dias já e estou positivamente surpreso com as adições, e não só pelo o que eu citei acima. Prison Architect finalmente tem um senso de desafio maior do que antes. Antes era criar a minha prisão, estabelecer uma estrutura “segura” e ver o dinheiro entrar. Com “Perfect Storm” eu estou tomando muito mais cuidado em onde e quando expandir. É praticamente um novo jogo! Quem dera a Colossal Order conseguisse fazer isto com Cities: Skylines.

Veja o trailer de lançamento e mais imagens de Prison Architect: Perfect Storm abaixo. A lista completa de alterações está disponível no fórum do Steam.

DLC “Perfect Storm” adiciona calamidades para Prison Architect

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.