Se eu fosse para listar todos os jogos de 2025 que eu gostaria que mais pessoas jogassem, eu escreveria um artigo de 3000 palavras. Na lista com certeza estaria “Drop Duchy”, que recentemente recebeu o seu segundo DLC – “The North”. Ele adiciona uma nova facção com regras de combate diferentes, e uma série de novas peças para o jogo base.
O projeto da Sleepy Mill Studio, o qual posso descrever apenas como “Tetris reverso” foi um que me conquistou aos poucos. Com um formato “roguelite”, você tem que utilizar peças em um tabuleiro e construir “linhas” para obter materiais, e com esses materiais obter novas peças – incluindo peças militares. O sistema de combate dele é um dos mais elegantes que vi em 2025. Embora utilize o tradicional “pedra-papel-tesoura”, a posição das suas bases no campo e como você prioriza os inimigos é a diferença entre vitória e derrota.
Eis que entra “The North”, a nova facção que faz praticamente uma reviravolta no sistema. Ao invés de usar o método citado acima, a facção ataca “de uma vez só” todos os seus alvos. Ou seja, você vai precisar saber como distribuir as suas tropas ou garantir que há unidades suficientes para derrotar o inimigo. Claramente uma facção voltada para veteranos do game e que ganha na base da “força bruta”.
O DLC vem acompanhado da atualização 1.2, que traz novos chefões, e um novo modo de jogo “Ascenção”. Ele é liberado assim que você termina a campanha e vem com uma série de modificadores de dificuldade. O sistema é similar aos vistos em jogos como “Slay the Spire”.
Ainda não tive tempo de testar “The North” ou a atualização que a acompanha, mas já deixo aqui a minha recomendação.
Veja o trailer e mais imagens do DLC abaixo:





