Fortnite Battle Royale

Nem tudo é um mar de rosas na indústria de jogos, na realidade muito pelo contrário. O alvo da vez é o modo Battle Royale para Fortnite, que após ser apresentado na última semana, recebeu nesta sexta-feira (22) duras críticas do vice-presidente da Bluehole, desenvolvedora de PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG) devido a certas similaridades.

Atualização: 23 de setembro – 14:50 (horário de Brasília)

Em entrevista com a PC Gamer, Chang Han Kim explicou melhor a preocupação da Bluehole em relação ao Fortnite Battle Royale.

Kim explica que a ideia do Battle Royale não é exatamente o problema, mas sim que é a Epic Games, a mesma empresa a qual a Bluehole licencia a engine (Unreal Engine 4) e paga royalties. Seu receio é que a empresa realize alterações na engine para aplicar melhorias para o modo — que requer 100 jogadores conectados em uma sessão — e não passe para a Bluehole.

Além disso, ele também aponta a possibilidade de vazamento de informações ou funcionalidades que ainda não foram disponibilizadas para o público.

Outro ponto que Kim levanta é que a “ideia” dos sistemas usados para PUBG pertence ao Brendan Greene (Playerunknown).

“O que eu gostaria de explicar é que o PUBG pode ter regras e sistemas simples, mas vemos que é a ideia do Brendan e que este modo de jogo no PUBG pertence ao Brendam. Você sabe que a Daybreak (H1Z1 King of the Kill) licenciou a ideia dele e trabalhou com ele para desenvolver o modo de jogo e nós [Bluehole] fizemos o mesmo. Não apenas isto mas também o trouxemos para a Coréia do Sul e o contratamos como diretor criativo”, completou.

Kim, no entanto, confessou ainda não conversado diretamente com a Epic Games Estados Unidos para esclarecer a posição da empresa quanto ao Fortnite Battle Royale. Ele já entrou em contato com a Epic Games Coréia e aguarda uma posição da divisão central, situada na Carolina do Norte. A entrevista completa está disponível no site da PC Gamer (Em inglês)

História original

Chang Han Kim, em comunicado apontou que “após ouvir ao feedback de nossa comunidade e analisar o jogo por nós mesmos, estamos preocupados que Fortnite pode estar tentando replicar a experiência pela a qual PUBG é conhecido”.

Ele também comenta que a Epic Games faz referência ao PUBG para sua comunidade e também em comunicados para a imprensa. “Isso nunca foi discutido conosco e não achamos que isso é certo. A comunidade de PUBG tem e continua provendo evidencia das muitas similaridades enquanto contemplamos se iremos tomar medidas adicionais”, completou.

O modo, que estará disponível em 26 de setembro para donos de Fortnite, segue o conceito de 100 jogadores em uma ilha onde vence quem for o último a sobreviver. O diferencial está na possibilidade de construir bases e preparar armadilhas.

A Epic Games até o momento não comentou sobre o assunto.

Bluehole critica semelhanças entre PUBG e Fortnite Battle Royale

About The Author
-

Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.

  • Henrique Vieira Prata

    PUBG copiou um livro inteiro chamado battleroyale e eles acham que eles são proprietários da idéia? WTF?!?!?!

    • Lucas Moura

      Exato, vai entender

    • Gabriel Hampel

      Leia de novo a materia pfv

  • Thales Kettelut

    Não tenho uma opinião formada ainda…
    Mas foi uma baita sacada da Epic Games fazer isso. Utilizar a propria engine (q pertence a ela) pra fazer um modo de jogo igual ao PUBG, isso pode ser uma causa de falência…
    Principalmente agora que a Blue Hole criticou a Epic games, esta vai pegar certa raiva da Blue Hole e pode SIM não lançar algumas atualizações da engine para prejudicar seu novo concorrente.
    Foi uma ideia genial, mas que pode levar a Blue Hole a um buraco negro com um jogo que está mudando o cenário e-sports…

  • ExtremeNinja

    foda-se PUBG é mil vezes melhor! mesmo que seja mal otimizado é muito mais viciante do que esse lixo de fortnite, nunca que esse jogo free vai chegar aos pés de PUBG que comece o choro

    • Aluado

      Fanboy…

      • ExtremeNinja

        fanboy é teu cu…

        • Lucas Moura

          Pessoal, a notícia tem um mês. Vamos com calma por favor.

  • João Victor Oliveira

    Ué mas sei la, Fortnite Roda em Computadores mais fracos, totalmente justo é tipo Overwatch e Paladins, enquanto todo mundo acha é facil ter um Pc FODA ou colocar em prioridade comprar um PC, ainda há pessoas que entendem o lado se trazer a mesma diversão para quem não pode.