Olha, eu não sou de criticar o nome que uma desenvolvedora decide para um jogo, afinal eu já joguei “Kingdom Hearts”. Mas “’83” é um título tão genérico que eu não descobriria que ele se trata de um shooter militar ambientado durante a Guerra Fria se não fosse pelo trailer e pela equipe por trás dele, a Blue Dot Games – a mesma do fantástico “Rising Storm 2: Vietnam”.
Deixando para trás as selvas do Vietnã, o novo projeto da desenvolvedora se volta para um possível conflito entre as forças da OTAN e do bloco soviético em meados dos anos 80. O novo trailer se foca na famosa “Fulda Gap”, uma área fronteiriça entre a Alemanha ocidental e a Alemanha oriental e que foi múltiplas vezes palco de exercícios militares e que se escala para um conflito direto no jogo.
Embora misture cinemáticas e gameplay, já dá para notar que “’83” vai seguir os passos de “Rising Storm 2”. Saber quando e como avançar vai ser crucial, ainda mais que o mapa de “Folda Gap” é plano do que os do Vietnã. Vai ser aquela típica batalha casa por casa, prédio por prédio até que um lado saia vitoroioso. Outro ponto notável é a presença de tanques.
Embora eu já presumisse que eles fossem fazer parte parte de “’83”, é bom ver a desenvolvedora praticamente confirmá-los. Espero que eles tenham o mesmo grau de “complexidade” dos vistos em “Red Orchestra 2″ ou dos helicópteros de “Rising Storm 2: Vietnam”
A dureza mesmo é ter que esperar até o quarto trimestre para jogá-lo. Mas, antes esperar do que um shooter feito às pressas. E, levando em conta que ele quase teve o seu desenvolvimento cessado após se separar da Tripwire Interactive, é um milagre que a Blue Dot Games ainda continue firme e forte.
Veja o trailer e mais imagens de “’83” abaixo: