Após muitos rumores flutuarem na internet ao longo de 2025, a Creative Assembly finalmente confirmou durante o “The Game Awards”, realizado nesta quinta-feira (11) que, além de estarem trabalhando em “Medieval III”, “Total War: Warhammer 40K” está em produção para PC, PlayStation 5 e Xbox Series S/X
Com um trailer para lá de impressionante, “Total War: Warhammer 40K” leva a franquia em uma direção bastante diferente dos outros títulos feitos até então pela equipe. Primeiro por se tratar de um jogo que vai utilizar, primariamente, armas de fogo – algo que até então não havia sido tentado pela desenvolvedora.
Segundo que, ao invés do tradicional mapa de “Total War”, você tem um mapa gigantesco do universo de “Warhammer 40K” – com um sistema de movimentação por “lanes” e dezenas de planetas.
Agora, se você espera combate entre espaçonaves em “Total War: Warhammer 40K”, pode abaixar as expectativas. Nada até então indica que isso será uma possibilidade. Não significa, no entanto, que as gigantescas espaçonaves do game não estarão presentes no combate. As primeiras imagens divulgadas mostram Battleships do Space Marines disparando lasers gigantes no campo de batalha.
Por falar em Space Marines, a Creative Assembly já confirmou quatro facções: Space Marines, Astra Militarum, Orks e Aeldari. E, como em outros títulos de “Warhammer 40K”, as facções poderão ter seus visuais personalizados — do título, cores, iconografia e armamento arcano — uma adição muitíssimo bem-vinda para “Total War”.
Como alguém que não vê os Aeldari em um jogo de “Warhammer 40K” desde “Dawn of War III”, não preciso dizer que estou empolgadíssimo de jogar com eles. Eles são, ao lado dos Tau, uma das minhas facções favoritas do universo e fico feliz em vê-los em combate outra vez.
Por outro lado, eu fico com um pé atrás acerca do escopo de “Total War: Warhammer 40K”. Essa é a primeira vez que a Creative Assembly tenta um conflito armado nessa escala, e as imagens divulgadas até então mostram mapas muito menores do que eu imaginava.
Claro que ainda tem muita água para rolar até o lançamento, e irei reservar minha opinião final para quando tiver o jogo em mãos. Mas, olha, se a Creative Assembly conseguir fazer “Total War: Warhammer 40K” um “Dawn of War” mas em uma escala gigantesca, eu já vou me dar por mais do que satisfeito.
Veja o trailer e as primeiras imagens abaixo:





