Eu tenho muitas críticas sobre o atual estado dos jogos de estratégia em tempo real, mas que os desenvolvedores ainda tentam trazer ideias “revigorantes” não é uma delas. Vide o caso de “Moduwar” da Biohex Studios. Ao invés de múltiplas unidades, você controla uma só. Bem, ao menos em teoria.
A grande sacada da desenvolvedora está na espécie “Modu”. Ele é a sua base, a sua estação de pesquisa e o seu exército. A criatura pode crescer, dobrar de tamanho, se multiplicar e depois se separar em dezenas de unidades menores.
Esse processo evolutivo ocorre por um método igualmente interessante e peculiar. Pense em “Modu” como uma criatura do clássico “Spore”. Você pode absorver o DNA de outras criaturas no mapa e transformá-las ao seu favor. Se uma criatura tem uma cauda que dispara projéteis e você eliminá-la, você ganha essa característica e pode criar unidades com caudas.
Ele só não é mais interessante do que a própria premissa do jogo. Modu é uma espécie do planeta de Arkadia, que sofre uma invasão por duas forças: os humanos (como sempre), e os Chimera. Esta segunda raça é o arqui-inimigo dos Modu, já que os escravizam para transformá-los em máquinas de guerra.
A campanha vai girar em torno da luta do Modu contra o domínio dos Chimera e dos humanos. A Biohex Studios promete que missões com diferentes tipos de finais, incluindo a possibilidade de se rebelar contra todos e criar o seu próprio caminho – com certeza com bastante destruição no meio.
No entanto, quem quer descobrir a história completa de “Moduwar” vai ter que esperar. O jogo vai entrar em Early Access em 3 de junho com 4 campanhas, um modo arena e apenas 10 unidades (modificações) para o Modu. A previsão é que ele fique por pelo menos mais 6 meses em desenvolvimento.
Espero mesmo que fique, já que as animações do trailer de anúncio não estão das melhores, mas eu gostei muito do conceito. Na esperança de que 2025/26 entregue mais um bom jogo de estratégia.
Veja mais imagens de “Moduwar” abaixo: