Cosmoteer

Em nota, a Walternate Realities anunciou que o seu construtor de naves “Cosmoteer” estará disponível em acesso antecipado a partir de 24 de outubro. Além disso, uma demo atualizada está jogável durante o Steam Next Fest – que ocorre de 3 a 10 de outubro.

A demo já conta com todos os sistemas presentes na versão de acesso antecipado. Ou seja, o sistema de construção de naves com diferentes fontes de energia, armazenamentos e outros nuances que você deve levar em conta caso a queira fazer a sua nave mais eficaz. Além disso, o sistema de tripulação – uma das maiores mudanças em comparação a versão clássica de 2013 – também está incluso.

Eu joguei alguns minutos da versão demo e, apesar de não ter uma base sólida para comentar sobre, Cosmoteer evoluiu consideravelmente nos últimos anos. O sistema de combate ainda me parece um tanto “básico” com duas naves praticamente indo uma contra a outra frente a frente e a ênfase em táticas – ao menos por parte da IA – me parece ausente.

Todavia, agora o jogo conta com uma galáxia muito mais interessante de ser explorada além de inúmeros ajustes – que vão de a possibilidade de asteroides danificarem a sua nave durante combate – e o próprio gerenciamento de energia que é bem mais complexo do que eu imaginava.

Duvido que “Cosmoteer” venha a substituir meu amor por jogos como Starsector. Por outro lado, ele já aparenta ser uma boa porta de entrada para quem quer construir naves e explorar a galáxia sem ter que se preocupar com dezenas de tutoriais obtusos, nuances ou mecânicas mal explicadas.

Para ter uma melhor noção de como o jogo funciona, recomendo muito que você assista o vídeo comentado do loop de gameplay básico de “Cosmooteer”.

Construtor de naves “Cosmoteer” será lançado em 24 de outubro

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.