Rise and Fall

Em um anúncio que ao mesmo tempo pegou muita gente de surpresa, mas que tambem era questão de tempo dado o histórico da franquia, a Firaxis confirmou que a primeira grande expansão de Civilization VI – Rise and Fall – está em desenvolvimento e será lançada em 8 de fevereiro no PC. O foco dela é basicamente refinar o jogo inteiro.

Uma das inclusões são as Golden e Dark Ages, temporários que duram uma era e oferecem bônus ou prejuízos a uma cidade. Um dos sistemas citados pela Firaxis é o de Loyalty, que pode causar a rebelião ou o desejo de independência de cidades. Essas “Ages”, ou “eras” em português irão supostamente criar um sistema mais dinâmico para que o jogador crie estratégias.

Outras novidades são o sistema de governadores. Cada um com um conjunto de atributos especiais, eles podem ser designados às cidades e fazer com que a lealdade delas seja elevada ou tenham maior eficácia em um tipo de tarefa. Sistema similar aparece costumeiramente em games como Endless Legend e Endless Space 2.

Por fim, uma outra função que ao mesmo tempo que é interessante, é preocupante, é o sistema de emergências. O propósito dele é contrabalancear civilizações que dominaram grande parte do mapa. A ideia é que o jogador poderá entrar em um pacto – mas não uma aliança – com outras civilizações para receber bônus. Quando o período de emergência acabar, algo que a Firaxis ainda não explicou como, o jogador pode ser recompensado ou penalizado.

Quanto ao conteúdo em si a Firaxis confirmou oito novas civilizações (que serão apresentadas nas próximas semanas), oito novas Wonders, sete Wonders naturais, Quatro novas unidades, dois novos tipos de distritos, três novos recursos e 14 construções.

No papel, Rise and Fall é uma expansão ambiciosa, o que me leva a seguinte questão: como esses sistemas irão funcionar em conjunto com a ainda fraca inteligência artificial de Civilization VI? Minha maior preocupação é justamente o sistema de emergências, ainda mais se levar em conta o fato que uma atitude simples – como mover uma unidade – ultimamente causa a completa fúria de outra civilização. Torço para que Rise and Fall adicione tudo o que promete de forma primorosa, mas não esqueça que o jogo base ainda tem muitos problemas.

Veja o trailer de anúncio abaixo:

Expansão Rise and Fall é anunciada para Civilization VI

About The Author
-

Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.