Eu acho muito curioso como um modelo de “construtor de cidades” causa uma avalanche de jogos similares. Bastou “Foundation” e “Manor Lords” abraçarem o estilo de construção sem “grids” que outros seguiram a ideia. O próximo da lista é o carismático “City Tales – Medieval Era” da Irregular Shapes, previsto para entrar em Early Access dia 22. Preço no Brasil ainda não foi divulgado.
A desenvolvedora não hesita em apontar que “City Tales – Medieval Era” é, acima de tudo, um jogo para “relaxar” e não se estressar. Não espere algo próximo de “Farthest Frontier”, “Banished” ou até mesmo “Manor Lords”. A equipe colocou criatividade e “humor” em primeiro lugar.
Isso já é notável pelas cores vibrantes das imagens e do trailer que mostra algumas das principais mecânicas de construção. Os seus habitantes ainda possuem demandas específicas – como alimentos para o consumo diário ou bens de luxo – mas não as atender também não causa um prejuízo na sua partida, a sua cidade só vai evoluir de forma mais lenta.
Isso não significa que o jogo não ofereça diferentes recursos ou matérias-primas. A versão inicial de acesso antecipado já vai vir com 40 tipos de recursos – de pedra a bens de luxo – que a sua cidade precisa coletar ou produzir para evoluir. Além disso, 50 tipos de construções vão estar disponíveis assim que o game for disponibilizado na plataforma da Valve.
A Irregular Shapes também já divulgou o que esperar das duas grandes atualizações iniciais após o jogo entrar em Early Access. A primeira, prevista para julho, adicionará um sistema de caravanas, quests e expansão territorial. Já a segunda, marcada para o terceiro trimestre vai vir com construções únicas, um novo mapa e um sistema “avançado” de economia.
Me pergunto como vai funcionar o tal sistema “avançado” de economia, ainda mais em um construtor de cidades cujo foco é a criatividade. Saber dosar complexidade e acessibilidade já é uma tarefa difícil, e se a Irregular Shapes está pensando em implementar um sistema de economia no qual você vai ter que planejar melhor a sua cidade, espero que ela saiba que não vai ser um caminho fácil.
Acompanharei de perto o desenvolvimento e a evolução de “City Tales – Medieval Era”. Veja mais imagens e o trailer mais recente abaixo: