O final de 2025 pode ter acabado com uma grande incógnita para “Cities: Skylines 2”. Após a saída da Colossal Order e a entrada da Iceflake Studios qual seria o futuro do construtor de cidades? Se os primeiros diários de desenvolvimentos publicados neste ano forem alguma indicação, o futuro é próspero.
O primeiro diário de desenvolvimento, publicado em 29 de janeiro, revelou que a Iceflake Studios começou a implementar uma ferramenta de personalização de prédios mais robusta. Em suma, você pode escolher qualquer edifício e alterar a cor dele sem precisar acessar o editor.
Junto a isso, a desenvolvedora confirmou que o jogo vai receber uma nova interface. A primeira imagem dela foi divulgada, e traz um estilo mais “moderno” e novos ícones. Vale apontar que vai ser possível utilizar a interface antiga ou ajustar quais parte da interface você quer que use a versão “nova” ou a versão “antiga”.
A equipe também vem trabalhando em melhorar certas texturas do jogo, como as de ruas e mapas com neve finalmente receberão um efeito de acúmulo de neve nas casas e calçadas. Vale apontar que até o momento essa mudança é apenas visual.
O segundo diário, publicado nesta quinta-feira (12) é ainda mais promissor. O sistema de bicicletas está passando por uma revisão e a Iceflake planeja reduzir o tráfego em até 80% para evitar congestionamento.
Já o sistema de “mortes” de “Cities: Skylines 2”, que funciona para calcular a cadência que as pessoas nascem e morrem em uma cidade, também está passando por uma repaginação. Uma das maiores críticas do jogo desde o seu lançamento era a famosa “onda de mortes” onde, da noite para o dia, milhares de habitantes faleciam. A partir da próxima atualização esse sistema vai distribuir melhor quando e como as pessoas falecem e, com sorte, finalmente acabar com a gigantesca dor de cabeça.
Por fim, a ferramenta de terraformação vai passar por vários ajustes finos que vão permitir maior granularidade por parte do jogador. Como mostram as imagens abaixo, agora construir morros ou pequenas elevações vai ser muito mais fácil.
A equipe também planeja ajustar as terríveis elevações criadas pelas ruas e melhorar as sombras durante o amanhecer e o entardecer. Em teoria isso vai resultar em sombras de melhor qualidade com um custo menor de desempenho.
Confesso que até eu estava um pouco cético acerca da Iceflake Studios, mas se ela continuar nesse ritmo, quem sabe teremos um jogo que seja, de fato, jogável, até o final de 2026.
Veja algumas imagens da próxima atualização abaixo. Vale apontar que elas não são finais e podem sofrer mudanças até o lançamento. Ainda não há uma data definida para a atualização, você poder ler as informações completas no fórum da Paradox.






