Cantata

Depois de um alpha fechado e duas demos no Steam, a Modern Wolf e a Afterschool Studio confirmaram que seu game de estratégia em turnos, “Cantata”, estará disponível no Steam Early Access a partir de 12 de maio.

Para quem não conhece, Cantata é um peculiar misto de narrativa, estratégia em turnos e um grande foco em logística. No comando de um dos nove líderes, você deve explorar um planeta alienígena, coletar recursos e obviamente derrotar os seus oponentes.

A descrição pode soar como um “4X”, mas Cantata dá muita ênfase em como cada líder – e suas respectivas unidades – se comportam no mapa. Além do que, o foco em logística significa que você tem que compreender quando e como expandir a sua base. Seja apressadinho demais e você terá dificuldades de obter ou transportar recursos.

Ao lado de Distant Worlds 2, Cantata pode ser um grande passo para os jogos de estratégia no geral. Ele me lembra de longe Sid Meier’s Alpha Centauri — e se conseguir chegar aos pés do clássico, já vai ser um milagre.

Vale apontar que uma nova demo está disponível no Steam caso você tenha interesse de conhecer o jogo mais de perto. Recomendo, e muito, você dar uma chance a ele.

“Cantata” entra em acesso antecipado em 12 de maio

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.