Se o primeiro mês de 2026 for barômetro para o que esperar do ano em termos de jogos de estratégia ou com combate em turnos, creio que vamos estar bem servidos. Além do lançamento de “Strategos” nesta terça-feira (20) pela Microprose, a desenvolvedora Unfinished Pixel anunciou que seu roguelite “Blightstone” está disponível em Early Access a partir de R$46,99.
Com um sistema de combate em turnos que utiliza movimentação livre – ou seja, nada de grids ou algo do tipo – o jogo me chamou atenção pela sua ambientação e a forma que ele é estruturado. Você controla um grupo de mercenários que tem como principal objetivo transportar um cristal precioso e, com sorte, levá-lo até uma fenda e acabar com uma infestação de monstros.
“Mas isso não é a premissa de praticamente a maioria dos jogos, Lucas?”, em parte sim, mas é a jornada não linear e recheada de eventos que faz com que “Blightstone” se destaque.
O mundo onde o jogo se passa foi tomado por uma corrupção e faz com que tanto o clima quanto o terreno sejam erráticos e mudem de “forma”. Junte isso com mecânicas que permitem que você utilize tais elementos ao seu favor no melhor estilo “Divinity: Original Sin” e você tem um jogo que eu estou interessadíssimo em jogar nas mãos.
A atual versão de Early Access conta com 5 biomas, 38 inimigos, 2 minis chefões, 3 chefões principais, e dezenas e eventos e equipamentos — uma quantidade considerável comparado a outros títulos do gênero ainda em desenvolvimento. A estimativa é que o jogo fique de 6 meses a um ano em desenvolvimento para polimento e a inclusão do restante do conteúdo.
Ainda não sei se irei cobri-lo ou escrever uma crítica sobre, mas não tenham dúvida que eu vou acompanhá-lo bem de perto.
Veja o trailer e mais imagens do game abaixo:





