É, pelo jeito a Paradox voltou para o Modus Operandi de um DLC bom acompanhado de uma atualização fraca. Foi só falar que “Stellaris” estava indo no caminho certo que a desenvolvedora me solta “Biogenesis” nesta segunda-feira (5). Disponível no Steam por R$89,90, ele até que me agradou, mas a atualização 4.0? Nem tanto.
A expansão se foca em frotas modificadas geneticamente – um conceito que já tinha sido trabalhado parcialmente com o DLC “Grand Archive” em outubro de 2024. Agora ele é expandido com dois conjuntos de espaçonaves, novas origens, civics e eventos.
Uma das origens – talvez a mais interessante – é a “Wilderness”, um planeta sentiente que funciona quase como uma colmeia e consegue se expandir por meio das naves modificadas geneticamente.
Do pouco que joguei dela, a sua jogabilidade é completamente distinta das outras facções. A integração de planetas é mais limitada em termos de distância, mas ocorre bem mais rápido do que outras facções.
Só não joguei mais de “Biogenesis” por conta da atualização 4.0. Gigantesca em escopo, ela modifica múltiplas facetas de “Stellaris” como a introdução de um novo sistema de população, um novo sistema mercadológico e novas interfaces para notificações e construção de naves.
No papel ela é fantástica. Na prática, nem tanto. Embora o desempenho de “Stellaris” tenha melhorado consideravelmente – ainda mais em mid-game – a IA não está conseguindo acompanhar muito bem as mudanças. Me encontrei em situações de guerra onde a civilização inimiga não tinha frotas pois não sabia como construí-las.
Em outra situação específica, tomei controle de um planeta inimigo cujas construções não faziam o menor sentido. Era como se a IA não soubesse o que construir, como construir, e evoluir durante a partida. Não seria um problema tão grande se “Stellaris” fosse puramente um “Grand Strategy”, mas por incorporar elementos “4X”, é um tanto preocupante ver a atualização ser lançada desse jeito.
Claro que, ela não está um desastre como foi o DLC de “Graveyard of Empires” de “Hearts of Iron IV”, mas me entristece ver o quanto o controle de qualidade da Paradox caiu nos últimos meses.
Trarei uma opinião mais bem formulada ainda esta semana. Mas a minha recomendação atual é: Peguem a expansão se vocês querem uma progressão distinta em “Stellaris”, mas aguardem algumas atualizações para a versão 4.0. Torço para que elas cheguem o quanto antes.
Veja o trailer de lançamento e mais imagens de “Biogenesis” abaixo: