Europa Universalis IV

Sempre que eu penso “Bem, acho que a Paradox concluiu o desenvolvimento de Europa Universalis IV” ela me vem ou com uma nova expansão ou um novo “Immersion Pack”. Desta vez, no caso, é a segunda opção com o recém-anunciado “Lions of the North” previsto para 13 de setembro por US$14,99. O pacote se foca na região dos Bálticos com novas missões e reformas de governo.

Os destaques são novas árvores de missões para Dinamarca, Suécia, Noruega, a Ordem Teutônica, a Ordem da Livônia, Riga, Polônia, Lituânia e o “Commonwealth”. De longe este é o maior “Immersion Pack” que a Paradox já fez para Europa Universalis IV.

Agora o que também é interessantíssimo é a inclusão de novas reformas de governo para alguns dos países da região. É o caso da Suécia que tem novos privilégios e interações com os principais membros da sua elite assim que declarar sua independência.

Outra mudança considerável está no combate da atualização 1.34 que acompanha “Lions of the North”. A promessa é a redução de tempo de batalhas sem que as mesmas fiquem “irrealistas” no que tange o âmbito do Grand Strategy e a possibilidade de eliminar “stacks” – um conjunto muito grande de tropas – é mais viável do que na versão 1.33. Recomendo darem uma lida em todas as alterações disponíveis no diário de desenvolvimento.

A atualização também virá com novos monumentos para quem comprou a lambança que foi o DLC “Leviathan”, melhorias na IA (vai saber se isso vai acontecer de verdade) e um rebalanceamento nos grupos de ideias. Outra vez, recomendo ler o diário de desenvolvimento referente ao tema para mais informações.

Eu tenho um grande apreço pela região dos bálticos pois aprendi a jogar boa parte de Europa Universalis IV apanhando com a Suécia. Ver uma nova árvore de missões para o país assim como tantas mudanças – e conquistas – que aparentam ser positivas me dão esperança para que este seja um bom pacote para o jogo.

Só tenho uma dúvida: será que Europa Universalis IV aguenta outro DLC sem entrar em colapso? Descobrirei em 13 de setembro.

Báltico é tema de “Lions of the North” para “Europa Universalis IV”

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.