Ghostwire: Tokyo

Em uma época onde cada probleminha não é resolvido em instantes, a “demora” por uma atualização considerável para “Ghostwire: Tokyo” pode ser vista como um ponto negativo. Entretanto, para quem ainda não jogou no PC ou no PlayStation 5, a Tango Gameworks lançou nesta semana uma nova versão que melhora drasticamente o desempenho em ambas as plataformas.

Antes que você espere milagres, o jogo não vai magicamente rodar excelente quando você ativar o Ray Tracing. Esta é mais uma questão da implementação do DirectX 12 e que outros jogos – como Elden Ring e The Ascent – também possuem problemas. Entretanto, aqueles que usam DLSS ou o FSR da AMD podem notar uma redução considerável em alguns travamentos que ocorriam em certas áreas do jogo. Pessoalmente eu continuo recomendando jogar “Ghostwire: Tokyo” com o Ray Tracing desabilitado.

A atualização também adiciona uma das opções mais pedidas pela comunidade: diminuir o volume dos Yokais presentes em Tokyo. O motivo? Muitos reclamavam do barulho dos Tengu localizados tipicamente no topo dos prédios.  

Já na versão PC, a Tango Gameworks adicionou uma nova opção “Movie Display Mode” que é recomendável ser ativada para quem está sofrendo com dessincronização de vozes durante as cinemáticas do game.

Eu tive um pouco de tempo de fazer breve testes da nova atualização no meu PC, que não deve ser levado em conta quando o assunto é desempenho já que possui uma 3090, mas eu notei que o jogo está bem mais fluído nas áreas mais movimentadas de Tóquio. Infelizmente não posso comentar sobre o desempenho da versão PlayStation 5, pois não possui ela em mãos.

Para mim esta é uma ótima desculpa para revisitar o jogo, explorar Tóquio e salvar os espíritos que faltam para completar 100%. Acho uma pena que a maioria da cobertura de “Ghostwire: Tokyo” foi tão focada na “falta de opção de armas” e em o quão “formulaico” ele é em sua estrutura. Ao meu ver, ele é um ótimo exemplo de como uma boa dose de verticalidade e liberdade de navegação pode trazer uma dinâmica muito mais interessante em jogos de mundo aberto mais tradicionais, e eu gostaria que mais desenvolvedores notassem isso.

A lista completa de alterações está disponível no fórum do Steam.

Atualização de “Ghostwire: Tokyo” melhora drasticamente o desempenho

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.