As vezes vocês não têm ideia na quantidade de jogos que eu tenho na minha biblioteca que eu sequer toquei. Um deles é “ASKA” da Sand Sailor Studio. Acredito que esteja na hora de mudar isso, pois a desenvolvedora publicou nesta semana a oitava atualização desde que ele entrou em Early Access via Steam.
Intitulada “Seaborne Raiders”, ela é – de acordo com a desenvolvedora – a maior atualização desde que o jogo começou a ser vendido na plataforma da Valve. Não é à toa, afinal ela adiciona uma mecânica de navegação em alto mar, novos tipos de ilhas e a possibilidade de explorar novas ilhas em busca de suprimentos e equipamentos.
Essas ilhas, obviamente, não vão estar vazias. Pelo contrário, a Sand Sailor Studio garantiu de preenchê-las com uma nova categoria de inimigos, incluindo dois novos biomas e um novo chefão – o Ravendrake. Aqueles que conseguirem derrotá-lo vão ter acesso a criar Golems, uma criatura que pode realizar tarefas do cotidiano, mas não sente fome e pode trabalhar continuamente.
Para um jogo cujo conceito é estabelecer uma tribo viking e com um sistema de NPCs que requerem alimentos e moradias, Golems vão ser uma gigantesca mão na roda para aqueles que planejam expandir o seu vilarejo sem se preocupar demais em garantir uma grande quantidade de alimentos.
Estou curiosíssimo para testar a atualização, não só pela exploração em alto mar – que eu particularmente adoro em praticamente todo jogo – mas pelas melhorias que a desenvolvedora fez para a IA dos seus aldeões. Se você nunca o jogou, ele utiliza um sistema bastante robusto de distribuição de tarefas, e embora fosse bastante rudimentar de começo, ele vem melhorando a cada atualização.
E, para aqueles que não querem se sentir sozinhos, “ASKA” pode ser jogado com outros dois jogadores.
A lista completa de alterações está disponível no fórum do Steam. Veja o trailer e mais imagens de “Seaborne Raiders” abaixo:





