Como assim temos dois jogos da série “Atelier” em um ano? Melhor, como teremos três se incluirmos o remaster de “Ryza”? Eu não tenho a menor ideia, mas a Koei Tecmo anunciou nesta sexta-feira (26) que “Atelier Resleriana: The Red Alchemist & The White Guardian” — de longe um dos nomes mais extensos que li em um bom tempo — está à venda no Steam, PlayStation 5 e Nintendo Switch a partir de R$299,00.
Seguindo um caminho quase que contrário ao de “Atelier Yumia”, lançado no final de março, “Atelier Resleriana” mais voltado ao estilo tradicional da franquia. O jogo remove o sistema de “mundo aberto” em favor de zonas e retorna com o combate em turnos.
O grande diferencial está em um sistema de desenvolvimento da cidade — que também é um dos principais focos da história, e da jornada dos protagonistas Rias Eidreise e Slade Clauslyter — e o sistema para expandir a sua loja.
Sim, você vai ser a dona de uma loja em “Atelier Resleriana”. Muito me surpreende o quão pouco essa mecânica apareceu na franquia, ainda mais sendo uma tão focada em crafting e síntese de materiais.
Por falar em síntese, o game também deixa para trás o sistema “fraco” usado em “Yumia” por um baseado em cores. Ele me lembra, em parte, o mesmo usado por “Atelier Sophie 2” – o que já me deixa mais empolgado em jogá-lo.
Mas, com isso dito, me pergunto se três jogos em um ano não é uma sobrecarga de “Atelier” no ocidente. Sei que a franquia está avançando muito bem depois de “Ryza”. Entretanto, em um ano com tantos lançamentos – como “Cladun X3” e outros tantos JRPGs, estou curioso para ver como “Atelier Resleriana” vai se sair.
Veja o trailer de lançamento e mais imagens do game abaixo: