Eu não sei mais se defino 2025 como o ano dos SRPGs, ou se todo ano é o ano dos SRPGs. Como se não bastasse o recém-lançamento de “Super Robot Wars Y” pela Bandai Namco (crítica), a Square-Enix divulgou nesta terça-feira (2) a abertura do remaster de “Final Fantasy Tactics”, “Final Fantasy Tactics – The Ivalice Chronicles” e o painel realizado durante a PAX West, ocorrida no último final de semana, sobre o game.
A abertura do game me lembra um tanto o da versão de PSP – até agora considerada por mim a versão “definitiva” do SRPG originalmente lançado em 1997 para o PlayStation 1. Além de uma qualidade visual muitíssimo maior do que o portátil da sony, a nova abertura tem um tom de mais ação, o que na minha opinião combina bem mais com o game.
O remaster em si vai vir carregado de uma dose de melhorias pontuais, mas significativas. Além de utilizar a tradução da versão do PSP, “Final Fantasy Tactics – The Ivalice Chronicles” terá um novo sistema de crônica que facilita acompanhar a trama e o que acontece no mundo de Ivalice, a opção de desfazer ações, uma linha do tempo do combate para aqueles que gostam de planejar cada movimento das suas unidades, sets de combate e melhorias visuais.
Para aqueles que não gostaram das mudanças visuais, que é o meu caso até o momento, o jogo vai oferecer um modo “clássico” que retém boa parte do estilo da versão PlayStation 1.
Com a possibilidade de jogar no Xbox Series S/X, Nintendo Switch, PlayStation 4/5 e PC, acredito que “Final Fantasy Tactics – The Ivalice Chronicles” venha a ser de fato a versão definitiva do game. Descobrirei dia 30 de setembro, data prevista para lançamento.
Veja os dois vídeos e mais imagens do game abaixo:



