Master of Magic

Criar um remake já é difícil, criar um remake de uma franquia que é adorada por tantos como o 4X “Master of Magic”. Pelo o que a MuHa Games (Thea: The Awakening) apresentou durante o Home of Wargamers 2022, eu não consigo imaginá-lo a não ser como um grande divisor de águas.

O vídeo de quase 40 minutos apresenta os principais conceitos do jogo, que seguem à risca o jogo original. A interface foi modernizada e o jogo usa hexágonos ao invés de quadrados para definir as zonas do mapa e do campo de batalha.

A meu ver, essa é uma mudança necessária para se adequar aos padrões atuais do jogos de estratégia 4X. “Master of Magic” tinha “Civilization” como principal inspiração e, nada mais normal do que seguir o modelo atual dos 4X. Além do que, uma mudança dessas não impacta tanto o combate em si.

O que pode fazer muitos fãs torcerem o nariz é a nova interface da cidade, que como os jogos 4X atuais, apresenta as melhorias regionais diretamente no mapa ao invés de uma tela separada. Outra vez é uma alteração que coloca Master of Magic em paridade com o estilo “moderno” sem perder a sua essência.

Salvo isso, tudo o que você pode imaginar do clássico – criação de personagens, batalhas com dezenas de unidades, diversas escolas de magia e vários tipos de magia que podem ser pesquisadas. Isso sem contar que a arte da MuHa Games eleva a qualidade visual do jogo para um novo nível.

Minha maior preocupação em relação ao novo “Master of Magic” diz mais respeito a fadiga que o gênero sofreu nos últimos anos. Dezenas de homenagens surgiram e muitas delas tentaram copiar, melhorar ou refinar o que “Master of Magic” fez no passado.

Em uma opinião controversa, o melhor “clone” de “Master of Magic” é “Warlock 2: The Exiled” com o mod Renaissance. Ele pode se focar um pouco demais nos aspectos militares, mas é um dos poucos que consegue me incentivar a explorar mapas e não tem medo de ter a sua própria identidade.

Eu vou obviamente jogar o remake de “Master of Magic” assim que ele sair em 2022 no Steam, mas não vou criar muitas expectativas.

Assista a 30 minutos do remake de “Master of Magic”

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.