Em nota, a desenvolvedora Cara Cadaver e a Publisher DreadXP anunciaram que “VILE: EXHUMED”, o adventure / visual novel que foi removido do Steam por supostamente conter cenas de sexo foi lançado de graça nesta terça-feira (5). Ele está disponível para download pelo site “Vile is Banned”.
A decisão conjunta foi tomada não só por conta da remoção do jogo da plataforma, mas também para levantar a pauta de censura e quem deve definir o que ou não pode ser comercializado.
O game, que aborda temas como relacionamentos parasociais, comunicação na era digital, perseguição e violência contra a mulher foi uma das vítimas de pressões feitas por operadoras de cartão de crédito contra plataformas digitais como a Valve e o Itch.
Uma investigação pela jornalista Ana Valens – traduzida em português pelo site Retina Desgastada – aponta que o grupo de direita / conservador chamado “Collective Shout” é um dos principais por trás da remoção de tantos jogos das plataformas.
Desde que a matéria foi ao ar, operadoras de cartão como a Mastercard divulgaram por meio de suas redes oficiais que supostamente não estariam por trás de tais demandas. A Valve, no entanto, aponta o contrário.
Procurada pelo Kotaku, a dona do Steam apontou que embora não tenha falado diretamente com a Mastercard, a empresa entrou em contato por meio de terceiros como processadoras de pagamento (Paypal etc.) e reforçou a necessidade de remoção de jogos como um “risco a marca” da operadora. A matéria completa você encontra no Gamedeveloper.
Eu mantenho a minha posição de que jogos com temas ou possíveis cenas pesadas que envolvam abuso ou qualquer tipo de violência tem o direito de existir desde que o conteúdo seja claramente informado para o jogador.
Também reforço que “VILE: EXHUMED” merece ser jogado – os temas que ele aborda são importantíssimos para a atualidade e do pouco que eu joguei para confecção desta matéria, Cara fez um trabalho excepcional.
Junto com o lançamento, a desenvolvedora está angariando fundos para a Red Door Shelter, uma organização canadense que ajuda mulheres vítimas de abuso. Você pode ajudar com uma doação, ou se preferir – e é o que eu pessoalmente recomendo – encontre uma ONG na sua cidade e ajude-a financeiramente.
Veja o trailer mais recente de “Vile: Exhumed” abaixo: