Eu já vi situações conturbadas, jogos serem adiados por conta de bugs ou problemas no Steam, mas nada tão “confuso” quanto “La Quimera”. O título da Reburn – a antiga A4 Games Ukraine que já trabalhou na franquia “Metro” – estava previsto para sair oficialmente em 25 abril. Todavia, ele foi adiado de última hora. Agora, o que era para ser um lançamento “oficial” virou um jogo em Early Access. Ele está à venda por R$101,99.
A explicação para a nova mudança de direção é tão confusa quanto. A desenvolvedora tinha planos para lançá-lo de forma “completa”, mas após problemas técnicos que não foram explicados, a equipe repensou o projeto e decidiu para uma rota de “Early Access”.
Portanto, a versão atualmente jogável conta com as quatro primeiras fases – com cerca de 4 a 5 horas de duração total – e já pode ser jogada tanto solo como em modo coop para até três jogadores. Ele está previsto ficar por pelo menos 18 meses ainda em desenvolvimento para que a Reburn adicione mais fases, termine a narrativa, corrija bugs, melhore conectividade online e inclua novas mecânicas e inimigos.
A resposta da comunidade, no entanto, não está tão positiva. Muitos apontam problemas na cadência da história. Ambientada em um universo sci-fi da América Latina, “La Quimera” se foca na cidade de “Nuevo Caracas”, que vive em constante guerra entre facções. Você controla um mercenário que, após um pouso forçado, precisa encontrar um meio de escapar da cidade. Entretanto, isso não aparenta estar bem explicado nas missões iniciais. Com personagens que são confusos de entender as motivações ou que aparecem “do nada” apenas para explicar uma situação.
Outros apontam problemas técnicos de desempenho até mesmo em computadores que estão acima dos requisitos recomendados na página do Steam. Tal ponto, algo que eu de certa forma espero dado a natureza Early Access do shooter.
Apesar disso, fico um pouco triste com a trajetória de “La Quimera” até então. Eu consegui jogar um pouco do beta e fiquei bastante impressionado com o combate, manuseio das armas e a variedade de unidades. Espero que a Reburn consiga virar o barco na direção certa e resolver os problemas do FPS nos próximos meses.
Irei o acompanhar de perto.
Veja o trailer mais recente e mais imagens de “La Quimera” abaixo: