Bem que eu achei a Paradox Interactive quieta até demais no começo deste ano. “Quando será que ela vai anunciar um DLC?”, pensei esses dias. Dito e feito, a editora junto com a Triumph Studios anunciou que o próximo DLC de “Age of Wonders 4”, “Rise of Ruin”, vai estar disponível em 9 de março. Ela vai poder ser comprada em avulso e faz parte do terceiro passe de temporada (R$188,99).
A maior, e talvez mais transformadora adição do DLC é a inclusão de uma cultura de nômades. Ausentes desde o segundo “Age of Wonders”, a nova cultura vem com novas mecânicas e dividida em duas subculturas: Conquistadores e catadores.
Ambas as subculturas são, obviamente, capazes de alterar a localidade da sua capital ou de qualquer cidade com “facilidade”. A grande diferença fica para como elas atuam no mapa. Os conquistadores são mais focados na guerra e incursões em território inimigo, já os catadores têm maior facilidade em explorar dungeons e obter itens especiais após uma batalha. Ambos compartilham de uma característica: eles sugam todos os recursos do terreno antes de mudarem o local de uma cidade.
Isso cria uma interessante dinâmica em “Age of Wonders 4”. Até então nenhuma facção era capaz de sugar os recursos e, de fato, alterar o mapa ao ponto de torná-lo inviável para outra facção. Imagino que uma partida com muitos nômades vire uma corrida por recursos, mais do que o jogo já é.
O DLC também adiciona um novo bioma, os “Astral Barrens”. Esse bioma suga os pontos de magia do seu herói (ou líder), interrompe qualquer magia de cura, e não permite a regeneração de pontos de vida para as suas unidades – mesmo que elas estejam em território aliado. Ele também altera o campo de batalha aumentando a chance de magias “não funcionarem” ou atingirem uma unidade aliada.
E, como é de se esperar da Triumph, um novo DLC equivale mais conteúdo narrativo. No caso de “Rise from Ruin” ele vem na forma de quests, 20 novas locações e uma cadeia de missões que envolve o “berço da criação. Três novos tomos foram confirmados assim como a possibilidade de criar uma raça de coelhos. Bem, coelhos-humanóides, mas ainda assim, coelhos.
O DLC virá acompanhado da atualização “Scorpion”. Embora detalhes ainda não tenham sido divulgados, a desenvolvedora já confirmou melhorias na obtenção de pontos de experiência, no sistema de combate, mais personalização e itens no panteão.
A Triumph irá realizar nesta quinta-feira (12) às 10:00 (Horário de Brasília) uma transmissão no seu canal do Youtube mostrando uma visão geral do DLC e da atualização. Como alguém que as assiste quase sempre, tais transmissões sempre dão uma ótima noção do que esperar em termos gerais para os DLCs.
Dito isso, não tenham dúvida que irei cobrir “Rise from Ruin” assim que ele estiver disponível em 9 de março. Até lá, fique com o trailer e mais imagens abaixo:







