Age of Empires II

Depois do pessoal de Age of Empires III receber recentemente o DLC “The African Royals”, agora é a vez dos jogadores de Age of Empires II: Definitive Edition ficarem felizes pois “Dawn of the Dukes” sai dia 10 de agosto e está em pré-venda por R$19,00. Vale lembrar que ele é “gratuito” para quem já comprou Age of Empires IV na pré-venda.

Este é outro DLC também anunciado durante o Fan Preview, “Dawn of the Dukes” é relativamente “maior” em termos de conteúdo do que “The African Royals”. No total são duas novas civilizações – Boêmios e Poloneses – assim como as campanhas Algirdas e Kestutis, Jadwiga, e Jan Zizka.

Como é de se esperar de toda civilização que é lançada para Age of Empires II, os boêmios e os poloneses virão com as suas tropas especiais. Os poloneses possuem tecnologias voltadas para um uso mais eficaz de sua cavalaria, os Winged Hussars. Embora essa unidade não seja exclusiva dos poloneses, é bem provável que com os bônus de cavalaria ela seja capaz de destruir o exército do oponente.

O que é exclusivo para eles é o Folwark e o Obuch. O primeiro é uma edificação que entra no lugar do tradicional moinho e aumenta a produção das fazendas próximas, enquanto o segundo é uma infantaria voltada para causar mais dano em tropas com muita armadura.

Os boêmios seguem um caminho mais “bélico” por assim dizer. A Hussite Wagon é uma unidade de artilharia com alto poder de dano mas um custo alto de manufatura. Uma das alternativas é o uso das Houfnice, uma “melhoria” do tradicional Bombard Cannon e especializada em destruir edificações.

Por fim, as tecnologias exclusivas da civilização são as Wagenburg Tactics e Hussite Reforms. A primeira aumenta o poderio das unidades de artilharia, enquanto a segunda aumenta o uso de monges e monastérios. Eu não ando acompanhando a cena online de Age of Empires II, mas fico curioso para ver o quanto isso pode impactar o uso de monastérios nas partidas.

Infelizmente as campanhas que acompanham “Dawn of the Dukes” não podem ser jogadas em coop. Todavia, o modo coop já está disponível para Age of Empires II: Definitive Edition para certas batalhas histórias. É bem provável que o restante do conteúdo – que inclui 33 missões de 6 campanhas – saia em conjunto com o DLC.

“Dawn of the Dukes” para Age of Empires II: DE chega na próxima terça (10)

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.