Mirage F-1

Poderia muito bem começar esta nota com “que ano para DCS, um dos meus simuladores de voo favoritos”. Mas desde 2018 a desenvolvedora não para de subir em qualidade. O Mirage F-1 da equipe Aeres é, pelo visto, só mais uma prova disto. Ele está disponível via Steam ou pela loja da Eagle Dynamics por R$429,88.

O preço é salgadíssimo para o Brasil, mas esperado dado os valores cobrados em outros aviões de mesmo porte. A versão que está em “beta aberto” do Mirage F-1 já conta com os principais sistemas hidráulicos, e elétricos, os rádios TRAP 136 e TRAP 137B e simulação da fuselagem em múltiplos estados.

No quesito armamentos, a equipe Aeres inclui o MATRA R530 IR e EM para média distância, o MATRA R550 Magic I, AIM-9 J, AIM-9 JULI, AIM-9 B para curta distância e bombas guiadas por laser como as tradicionais GBU-10, GBU-12 e GBU-16.

Comparado com outros aviões que eu já vi em DCS, diria que o Mirage F-1 está em um estado muito mais “completo” do que o próprio F-16 da Eagle Dynamics. Claro que um jato da era da Guerra Fria possui menos sistemas para serem “simulados” em comparação com o F-16, mas ainda assim já demonstra um belo compromisso da desenvolvedora.

Futuramente ela irá disponibilizar sem custo adicional as variantes EE, BE e M. Tais variantes incluem novos sistemas mais atuais como um novo sistema de informação visual e estão mais alinhados com caças da década de 90.

Estou muito interessado com o que vai ser dos servidores de DCS neste e nos próximos finais de semana. Presumo um profundo caos de pessoas tentando aprender a pilotar o Mirage F-1. Espero ser um deles.

Veja o trailer de lançamento abaixo:

Aeres e Eagle Dynamics lançam o caça Mirage F-1 para DCS

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.