Se vocês precisam de uma prova de que 2025 tem sido um ano igualmente incrível e caótico para jogos, “Abiotic Factor” da Deep Field Games saiu em julho e, aparentemente, poucas pessoas se importaram. Isso, é claro, não parou a desenvolvedora de trabalhar no pós-lançamento, e publicou nesta quinta-feira (6) a atualização 1.1, que adiciona um novo modo “hardcore”, novas habilidades para os inimigos e novos itens.
Intitulada “Community Update 3”, ela se foca nos refinamentos pedidos pela comunidade ao longo do período de Early Access, mas que não conseguiram ser implementados antes do lançamento oficial. A maior adição é o modo “hardcore”, que como o nome implica, além de aumentar a dificuldade do game, você perde todo o progresso caso morra.
É só jogando via esse modo ou na dificuldade “apocalíptica” que os jogadores irão ver as novas habilidades para os inimigos. A Deep Field Games não entrou em detalhes sobre elas, mas garante que praticamente todos os inimigos – sejam humanos ou não – tem algum novo tipo de habilidade.
Para não deixar “Abiotic Factor” desbalanceado, agora os jogadores podem construir e utilizar máquinas de exercício físico. Tais máquinas atuam tanto para aumentar a sua força como para fornecer energia para a sua base. Útil, queria que fosse assim na vida real também.
A lista completa de adições, disponível no Steam, também menciona a adição de um novo tipo de besta, mudanças no sistema de recarregamento de armas, e um novo DLC pago, o “Stone Temple”.
À venda por R$26,49, ele permite que você se teleporte para um templo e o use para construir a sua base. Vale apontar que ele é puramente cosmético e que não impede de possíveis invasões alienígenas ou aumenta os atributos do seu personagem.
A próxima atualização, prevista para o verão no hemisfério sul, vai adicionar um novo tipo de inimigo, um novo tipo de portal, melhorias para o sistema de alimentação. Estou curioso para descobrir que inimigo vai dar as caras em “Abiotic Factor”, a lista atual já me tira do sério e não consigo imaginar o que a equipe planeja para me irritar ainda mais.
Eu acho uma pena que “Abiotic Factor” ainda não alcançou o sucesso que eu imaginava. A ideia de “Half-Life, mas você não é Gordon Freeman, e sim um grupo de cientistas no meio de uma invasão alienígena” é executada com maestria pela desenvolvedora, e é um jogo que eu recomendo independentemente se você tem ou não amigos para jogar.
Veja o trailer e mais imagens da atualização abaixo:





