Battle of Polytopia

Por anos, ao menos desde o lançamento de “The Battle of Polytopia” nos dispositivos mobiles e posteriormente no PC, ele era o típico jogo de estratégia 4X bom de degustar pela rapidez das suas partidas. Esta semana a desenvolvedora Midjwan decidiu modificar um tanto isto com a introdução de sistemas diplomáticos.

Ainda que tão simples quanto o jogo em si, agora será possível criar tratados de paz com outras tribos, assim como estabelecer embaixadas ou enviar espiões. Como ocorre em outros jogos de estratégia 4X, tratados irão revelar a localização da capital do seu oponente.

O que me deixa interessado em testá-lo é o sistema de “adagas”. Estas são criadas via ações especiais dos espiões e podem criar rebeliões ou ataque nas unidades do seu oponente sem a chance de ele revidar. Nem todo jogo de estratégia usa isso por receio de “balanceamento”, mas Polytopia não é um jogo tão focado em balanceamento e mais em puro caos.

Creio que o sistema de “adagas” venha a ser a melhor solução para manter “The Battle of Polytopia” um jogo 4X dinâmico e rápido. Além do que, já estava mais do que na hora de adicionar novas mecânicas ao invés de apenas mais tribos.

A lista completa de alterações está disponível no Steam.

4X “The Battle of Polytopia” agora tem sistema de diplomacia

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.