Com o beta do SimCity ocorrido no último final de semana, foi uma inspiração para criar este artigo. Veja bem, eu gosto, gostei muito de Sim City durante toda a minha infância, até o Sim City 4 com mods foi uma experiência espetacular.

Este novo bem… Ao que tudo indica não será tão bom quanto se espera, parte disto são algumas novas limitações impostas pela EA, dentre elas estão o DRM online e o limite de tamanho para cidades. Agora se você realmente que uma experiência bem próxima a Sim City 4, recomendo muito dar checar o Cities XL 2012 da Focus Interactive. Eu concordo que não é uma empresa conhecida, mas vamos dar uma olhada algumas coisas…

Para o novo Sim City o tamanho de cada cidade foi reduzido, de acordo com os desenvolvedores, foi devido a nova tecnologia para melhor acomodar uma bela cidade com um desempenho bom em uma grande gama de computadores. Abaixo está o tamanho máximo de uma cidade do Sim City.

Cities XL 2012

Imagem obtida do Subreddit do SimCity

Agora vamos comparar com uma cidade grande do Cities XL (veja bem que eu não disse tamanho máximo).

Cities XL 2012

Não entendo como a EA não conseguiu adaptar o seu sistema de cidades para comportar uma cidade desse porte com uma taxa de quadros relativamente boa.

A segunda parte do problema é que SimCity irá necessitar que o jogador fique conectado 24hrs para funcionar, até mesmo salvar o jogo requer isto. Tudo bem, o primeiro Cities XL foi desenvolvido para ser um MMO em mente e também contava com este sistema. Atualmente o Cities XL 2012 não o utiliza mais.

Todas as interfaces que você está acostumado em Sim City existem no Cities XL, regiões para diferentes tipos de população, comércio, diferentes tipos de fazenda, transportes públicos, opções de lazer, tudo o que você imaginar. O que gosto mesmo nele é a liberdade que você tem para planejar a sua cidade, abaixo segue alguns dos exemplos de cidades que podem ser encontradas no fórum oficial do Cities XL.

Cities XL 2012

Cities XL 2012

Por fim, mods, muitos mods. A versão 2012 vem com modtools inclusas, a comunidade até então já fez diversos tipos de edificações e todas são facilmente instaladas. Recomendo também dar uma olhada no NEXL, ou Network Expansion XL, focado no desenvolvimento de novas soluções de transporte para o jogo. Um de seus problemas, porém, é a interface. Ela não é tão intuitiva para os novatos quanto a do SimCity. Recomendo, portanto, realizarem o tutorial antes de começar a sua primeira cidade, vale a pena.

Enfim, tais restrições no Sim City, apesar de poderem ser retiradas no futuro, não concordo com elas. Acho que seria interessante a vocês conhecerem mais sobre o Cities XL 2012 não só para ter uma alternativa no mercado como também expandir o seu conhecimento de jogos.

Ele normalmente entra em sale no Steam, caso entre os notificarei por meio de uma notícia e nossa fanpage no Facebook. Por hora, conheçam mais sobre ele em seu site oficial.

SimCity? Não, Cities XL 2012 por favor

| Artigos |
About The Author
- Colaborador para a EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.