Satellite Reign – estratégia em um universo cyberpunk

Syndicate ou Syndicate Wars é um nome que poucos lembram em 2015, a não ser pelo shooter mediano da Starbreeze de 2010. Satellite Reign vem para mudar isso. Lançado no Steam Early Access, o game é um sucessor espiritual do primeiro Syndicate de 1993. Jogamos um pouco da versão alpha para dar nosso parecer sobre como está o desenvolvimento do game.

Satellite Reign – primeiras impressões

A premissa de Satellite Reign é bem parecida com a de Syndicate. Em um mundo controlado por um governo tirânico, uma organização secreta surge das baixas classes da sociedade. Você controlará quatro agentes dessa organização e decidirá qual será o fato da humanidade.

Em fase alpha, Satellite Reign oferece algumas missões para o jogador desfrutar. É impressionante o quão complexo e ao mesmo tempo simples de entender o seu sistema de jogo é.

Cada um dos quatros agentes tem uma função específica. Um é especialista em armas a longo alcance, enquanto outro é um brutamonte que pode derrubar portas e outro hackear aparelhos.

Satellite Reign

Com essas habilidades em mente você deve definir como completará cada missão. Pois é, nada de linearidade. A primeira missão do game requer que você resgate um dos seus companheiros de sua cela no distrito policial da cidade. Como você irá fazer isso fica a seu critério.

Uma das minhas tentativas foi ir com tudo e destruir os policiais. Não deu muito certo, as defesas eram fortes demais. Já a segunda tentativa foi um pouco mais furtiva, com direito a hackear o carro da polícia e entrar no complexo sem ser notado. Infelizmente no fim tudo se tornou em caos novamente pois não achava uma entrada secundária para fugir.

Como pode ver, Satellite Reign oferecerá bastante diversão aos que forem atenciosos e vasculharem bem o cenário para rotas alternativas. Isso não significa que irá punir aqueles que optarem por não fazerem isso, ainda pode se divertir sem precisar vasculhar tanto.

Satellite Reign

Ao contrário de Syndicate, onde as missões eram separadas, muitas missões de Satellite Reign se passam em uma única área em locais diferentes. No mesmo mapa da missão descrita acima existem outras e cabe ao jogador decidir que ordem irá completá-las.

Por ser um título em Early Access, apenas uma parte do conteúdo está disponível. Este, de alta qualidade. A cidade de Satellite Reign é bela, cheia de pequenos detalhes e vida.

Algumas coisas ainda não funcionam? Claro, carros ainda tem alguns problemas ao dirigir, pedestres ficam presos em partes do cenário e por aí vai. Em comparação com outros títulos que estão no serviço, é uma aposta muito mais confiável de que vai ser completada do que outros.

Satellite Reign precisa resolver dois problemas grandes, um fácil e um dificil. O desempenho não é lá dos melhores no momento. Compreensivel dado o fato de estar em alpha.

Satellite Reign

O segundo será como manter o jogador entretido com a atual estrutura das missões. Elas não são ruins, porém um pouco repetitivas demais. Vá até lugar X, obtenha item Y, fuja. Consigo ver isso funcionando pelas primeiras quatro ou cinco horas de jogo, mais que isso e o jogador vai querer um conteúdo mais interessante.

Muitos dos sistemas, como pesquisa de habilidades ou armas ainda não está disponível, então possivelmente veremos no futuro como essas mudanças irão impactar o jogo.

Satellite Reign no momento já se apresenta como um ótimo game e um definitivo sucessor espiritual para Syndicate. A progressão ainda não está muito bem definida, mas se a 5 Live Studios encontrar mais maneiras de torna-lo interessante, consigo me ver jogando-o por horas e horas.

Satellite Reign – estratégia em um universo cyberpunk

About The Author
- Colaborador para a EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.