Quando se pensa em uma geração que claramente começa a ser influenciada por Minecraft, Vox parece ser mais uma daquelas cópias, mas consegue ser diferente o suficiente para ter a sua atenção.

Como o próprio nome já diz, Vox utiliza Voxels para a renderização de seu mundo. Esse tipo de efeito gráfico permite, por exemplo, que os inimigos explodam em pequenos pedaços, além de dar uma maior versatilidade de como o mundo é construído. Um recente exemplo disso é CubeWorld, Resogun e Guncraft.

Voxel mistura Minecraft com um pouco de RPG. Nessa versão Early Access, já existem algumas quests para que o jogador sinta como será a versão final. Muitas delas ainda são simples, porém. Envolvem coletar flores, matar monstros específicos e por aí vai.

Vox

Em conjunto, um rudimentar sistema de loot já está a postos, com baús espalhados pelo mapa que oferecem equipamento e dinheiro. Seu personagem também consegue aumentar seu nível, só que ainda não via real implicância disso, já que ainda não existe um sistema de habilidades ou stats a postos.

Em características similares a Minecraft, Vox permite você cavar, cortar árvores, minerar e construir certas coisas. No momento, se pode forjar equipamentos / armas, além de itens decorativos. Ainda não se sabe se um sistema de construção tão completo quanto Minecraft será implementado, mas seria uma boa ideia.

Vox

Agora a parte que mais me animou foi o editor de itens. Todo item que obteres no jogo, pode ser editado visualmente pelo jogador. Não gostou da espada que pegou, apesar de te dar +4 de velocidade de ataque? Redesenhe-a!

Quer uma armadura mais bonita? Faça uma para você. O editor é super intuitivo e funciona com qualquer coisa. Alguns usuários já criaram personagens que são dragões, armaduras mais robustas, espadas, zumbis e por aí vai. O próprio desenvolvedor no momento busca atualizar os modelos originais de Vox para outros mais bem trabalhados

Não se preocupe caso seja uma daquelas pessoas que não tem absolutamente a menor noção de design ou de arte, não se preocupe. O desenvolvedor já confirmou que Vox receberá suporte ao Steam Workshop para o compartilhamento de itens feitos pela comunidade. Ainda não há uma data específica, porém.

Vox

Minha aposta é que essa funcionalidade será a que mais vai atrair jogadores ao título. Pensa transformar todo equipamento mundano em algo belíssimo. Você não teria mais que aturar aquela chatice de roupas-básicas-de-quem-acabou-de-começar-um-rpg.

Por ser Early Access, pode se ter a certeza de que Vox ainda passará por dias muitos turbulentos. Alguns updates fizeram meu jogo ficar instável, perder o desempenho, depois ganhar tudo e ainda melhorar. É algo que as pessoas que compram em Steam Early Access tem de arcar com.

Vox é cheio de ótimas ideias, como o editor de itens e personagem. Ainda está muito instável, porém, para aqueles mais impacientes. Tenho grandes esperanças de que será um ótimo título para 2014. Pode não criar uma legião de fãs como Minecraft, ou até mesmo Cube World, mas que será um senhor jogo, isso será.

Preview – Vox

| Artigos |
About The Author
- Colaborador para a EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.