Complete quests, melhore seu herói, seu exército e avance na trama: Estas são as premissas básicas de Legends of Eisenwald, um jogo que nos lembra de Heroes of Might & Magic já nos primeiros minutos.

Testamos uma versão beta dele, que também pode ser obtida por meio de pre-order em seu site oficial, portanto nem todos os sistemas estavam implementados e algumas coisas ainda tinham de ser feitas.

Estavam disponíveis três classes, Knight, Mystic e Baroness. Como não sou nada bom com personagens que são feitos de papel, fui de Knight.

Assim, somos jogados no mapa mundi. É por meio dele que pegamos quests, realizamos trocas com NPCs e batalhamos contra o inimigo. Sua movimentação é bem simples, clique em um ponto do mapa e seu personagem se moverá para lá. O período em que seu personagem se move são os turnos que as outras unidades tem para realizar as suas ações.

legends of eisenwald

Um de meus personagens então avisou que o castelo de onde saí seria atacado por invasores, teria de decidir se deixava ele ser tomado por eles ou lutava de volta. Escolhi o segundo e me arrependi depois.

Fui de cara no primeiro grupo de inimigos, o que se sucedeu foi somente o desastre. Não sei se foi o sistema de combate estranho ou a minha burrice em bater de frente com pessoas que iam invadir um castelo.

Ao começar a batalha, você é levado para a interface de combate, feita em hexágonos. Ao contrário de outros títulos, não há como mover as suas peças exceto o posicionamento inicial. Elas se movem somente quando a ação de atacar é feita.

Talvez por uma decisão dos desenvolvedores, o combate é muito rápido. Muito rápido mesmo, você clica no inimigo, seu soldado ataca e boa parte das vezes ele já te ataca de volta. Sequer há tempo para perceber se ele devolveu o ataque, você só nota quando vê a barra de vida reduzida. É algo que poderia ser ajustado para melhor apreciarmos toda a batalha.

legends of eisenwald

Todo o fato de não poder andar após posicionar as unidades adiciona outra camada de estratégia ao combate. Foi só depois que comecei a pensar como atacar o inimigo ou que unidade colocar aonde. Mesmo assim, algumas informações importantes não têm na interface a atenção que necessitam.

A descrição completa da unidade só pode ser vista ao clicar em cima de seu retrato, coisa que não prejudicaria se estivesse à mostra sempre.

Outra confusão é o sistema de turnos. Na lateral esquerda, é apontado de quem é o próximo turno, quando uma unidade morre, a próxima da lista ocupa o local dela. As animações, porém, são tão rápidas que é possível se perder e calcular errado a próxima jogada. Novamente, por ser uma versão no início de seu desenvolvimento, é bem provável que isso mudará no final.

legends of eisenwald

Deixando o combate de lado, temos o sistema de progressão do personagem e suas unidades. Cada um deles é especializado em um estilo de arma, armadura e habilidades especiais, no caso de heróis. Pelo o que vimos do que foi implementado até então, parece ser um sistema altamente ajustável de acordo com o estilo de jogo de cada um.

legends of eisenwald

Tipos de upgrades que estarão disponíveis na versão final de Legends of Eisenwald

Acho engraçado, aliás, o quão funcional e bem arrumada é a sua interface, exceto durante o combate. Quer encontrar quais quests a serem completadas? Fácil. Comprar uma lança nova? Super simples. Melhorar o seu personagem? Mais ainda. Talvez seja pelo fato que tais sistemas foram melhores polidos no momento do que o resto do jogo. Vale lembrar mais uma vez, que falamos de um BETA.

Enfim, vamos as tecnicalidades. Graficamente o Legends of Eisenwald não é pesado, seus efeitos e geometria são super simples, mas cumprem o seu trabalho. Eu destaco a trilha sonora do menu principal (que não sei nome da banda que toca), assim como a do mapa global. Alguns efeitos ainda não foram implementados, mas que tenho certeza que ajudarão para sua ambientação.

Legends of Eisenwald ainda está bem cru, ao contrário de Expeditions, que já era compra certa pra mim. Eu amo jogos desse estilo, portanto não deixarei esse passar também. Caso queira apoiar a desenvolvedora, não se esqueça e vote a favor de sua adição no Steam por meio do Steam Greenlight. Basta acessar este link.

Preview – Legends of Eisenwald

About The Author
- Colaborador para a EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.