Epigenesis é uma mistura de basquete, futebol americano e quake, ou seja, é uma zona. Com versão alpha no Steam Early Access, testamos o que pode ser um ótimo jogo competitivo no futuro.

O conceito é simples, pegue a bola que está no meio do campo e a leve até o gol adversário. Para isso, você precisa pular no meio de pequenas plataformas enquanto devia dos tiros de outros jogadores.

Não existe morte em Epigenesis, você pode apenas ser empurrado para fora de sua plataforma com os tiros. Ao fazer o gol, você pode plantar uma semente em uma das plataformas principais para ganhar habilidades especiais para o seu time.

Elas envolvem uma maior velocidade de movimentação, torres, pulo mais alto, escudos que defendem contra os inimigos e por aí vai.

Trabalho em grupo é a palavra chave de Epigenesis. Caso o time não tenha entrosamento, é bem provável que irão perder. Um exemplo que podemos dar foi em uma de nossas partidas, onde enquanto dois defendiam o nosso gol, outros dois avançavam para tentar roubar a bola do oponente.

Epigenesis

Já um terceiro servia para pegar os power-ups que apareciam no mapa e impossibilitar o outro time de melhorias. Não ganhamos, mas deu para notar como um time que tem conhecimento melhor do campo consegue se tornar vencedor, algo essencial se um game quer se tornar verdadeiramente competitivo.

Tudo isso que falamos parece soar lento, só que é o contrário, Epigenesis é rápido, quase tanto quanto os arena shooters de antigamente. Para se dar bem, você precisa de reflexos rápidos.

No momento, Epigenesis conta com três mapas diferentes, a desenvolvedora promete mais até seu lançamento. O mesmo ocorre para os modos de jogo, onde apesar de seu modo principal já estar relativamente polido, novos modos devem ser adicionados ao longo do tempo.

Epigenesis

Se não tens experiência em shooters mais caóticos, como Unreal Tournament, o alpha de Epigenesis não será para você. Não há no momento qualquer tipo de tutorial que descreve até mesmo o objetivo de cada partida.

Para isso, tivemos de recorrer a pequena, porém ativa comunidade, para nos explicar alguns dos power-ups e melhores maneiras de se movimentar pelo mapa.

Na parte técnica de Epigenesis, tudo ainda está muitíssimo cru. Muitas das texturas estão incompletas, os comandos não funcionam direito e o código de rede é muito instável ainda.

Testamos uma média de 20 partidas, apenas dez delas foram completadas sem que todos do time tivessem desconectado por algum problema. Ele no momento usa uma solução híbrida de matchmaking ou servidores dedicados.

Epigenesis

Para evitar essas dores de cabeça no futuro, a Dead Shark Triplepunch não só consertará o código como também espera desenvolver uma ferramenta de servidores para quem quiser ter o seu próprio e não tenha muito conhecimento na área.

Epigenesis tem um potencial de ser um título competitivo que pode atrair uma massa de fãs, mas é necessário primeiro polimento em diversas áreas para que alcance o sucesso. Se você gosta de testar as coisas antes de serem lançadas, caia de cabeça nesse alpha.

Preview – Epigenesis

| Artigos, Previews |
About The Author
- Colaborador para a EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.