Os dez melhores exclusivos para PC de 2014

Apesar de todos os bugs em grandes lançamentos, 2014 foi um ótimo ano para quem gosta de games, tivemos grandes RPGs lançados, jogos de estratégia inundaram o mercado e tem alguma coisa para todos os gostos. Com isso, listamos os nossos 10 melhores exclusivos para PC de 2014.

Um aviso: Não colocamos games como Shadow of Mordor ou Dragon Age: Inquisition, apesar de serem ótimos jogos e também recomendarmos, eles são multiplataforma e não se encaixam nesse contexto..

Os melhores exclusivos para PC de 2014:

Kentucky Route Zero – Ato III

melhores exclusivos para PC de 2014

Eu poderia dar 1000 motivos para se jogar Kentucky Route Zero, a estética, os diálogos entre os personagens, mas acima de tudo pela ambientação e mundo surreal onde ele se passa. O ato III fortalece ainda mais a ideia de que o game tem tudo para ser um dos melhores adventures lançados nos últimos anos.

Vá para bares, cavernas repletas de refugiados, veja mamutes sendo carregados por barcos e outras cenas bizarras. Tudo isso acompanhado de uma ótima trilha sonora.

Com dois atos planejados para ano que vem, Kentucky Route Zero vai te prender e não vai te soltar até termina-lo. Extremamente recomendado!

 Age of Wonders III

melhores exclusivos para PC de 2014

Eu amo games de estratégia 4X, se ver a cobertura do Hu3 por todos os títulos lançados esse ano verá que é verdade. Com tantos lançamentos em 2014, foi difícil não criar uma lista só com eles, mas na hora de escolher os melhores, Age of Wonders III se destaca graças ao combate.

Com um grande foco em táticas, Age of Wonders III nos cativou a jogar várias partidas, alterar nossos personagens, a maneira que lidávamos com os oponentes e como conquistávamos o mapa.

Ele ainda deixa a desejar no modo campanha, mas recomendamos pela sua grande personalização e o foco no combate.

The Long Dark

melhores exclusivos para PC de 2014

Se você abrir o Steam, verá uma lista imensa de jogos com o foco na sobrevivência. Sobreviva contra zumbis, sobreviva contra dinossauros, mas poucos, para não dizer o único que te coloca de maneira “realista” contra a natureza é The Long Dark.

A sensação ao caminhar pelas planícies, montanhas e lago congelados do Canadá é única.Você nunca se sente seguro, mas ao mesmo tempo a ambientação traz um ar de tranquilidade em certos momentos. Ao menos quando você não está congelando.

No momento o game conta com dois mapas em modo sandbox, no futuro ele receberá um modo história e ainda mais mecânicas de sobrevivência. Cansou de lutar contra zumbis? Dê uma olhada em The Long Dark, você não irá se arrepender.

Europa Universalis IV: Art of War

melhores exclusivos para PC de 2014

Art of War para Europa Universalis IV ganha o seu lugar por mudar completamente a dinâmica do game lançado originalmente pela Paradox em 2013.

Um título focado no expansionismo e confrontos precisava urgentemente de melhorias nas mecânicas de combate. Art of War oferece isso e ainda recria de forma mais detalhada a guerra dos 30 anos.

É um daqueles momentos que você para e vê o quão mediano eram alguns sistemas do game, que felizmente agora estão ótimos. Com a expansão perdi horas tentando conquistar a parte inferior do leste europeu enquanto tentava evitar o ataque de nações orientais.

Títulos da Paradox não fazem muito sucesso no Brasil, eu entendo. Eles são complexos demais, requerem um domínio grande do inglês e nem todos tem paciência de aprende-los.

Sunless Sea

melhores exclusivos para PC de 2014

Não deixe que a imagem acima te faça pensar que é só mais um daqueles “games indie”, Sunless Sea é um dos games com a narrativa mais interessante que vi em 2014.

Em um mundo subterrâneo, você e sua tripulação navegarão mares repletos de monstros e ameaças invisíveis. Em cada porto você descobre uma nova história, personagens e contos sobre esse universo. Graças a isso nenhuma partida é igual a outra, a FairBetter Games adiciona constantemente novas tramas para o game, todas macabras.

Durante uma jornada, meus marujos começaram a enlouquecer em alto mar, a terem visões. Não tardou muito para que eles começassem a arrancar pedaços um dos outros e partir para o canibalismo. Se isso não é uma história interessante para você, eu não sei o que é.

Divinity: Original Sin

melhores exclusivos para PC de 2014

Apesar da história não ser tão boa quanto esperava, Divinity Original Sin ganha seu lugar nos favoritos para PC de 2014 pelo sistema de combate.

Com grande foco em causar dano elemental nos personagens, ele oferece um sistema com vasta personalização e classes para todos os gostos. Quer eletrocutar um inimigo que está em cima de uma poça d’água? Você consegue. Ou quem sabe usar telecinésia para arremessar um barril de ácido no oponente? Também é possivel.

Original Sin, assim como Grimrock II foram os únicos jogos que me remeteram a época clássica dos RPGs para PC e poliram as mecânicas para uma nova geração. A sensação de explorar, de descobrir algo sozinho, sem precisar de uma seta gigante e por aí vai. Vale apontar que o jogo vai comer horas do seu dia-a-dia, a campanha principal não dura menos do que 40 horas.

World of Warcraft: Warlords of Draenor

melhores exclusivos para PC de 2014

Se me falassem que eu voltaria a jogar World of Warcraft em 2014 eu iria rir na cara da pessoa. Depois de Cacaclysm eu já não tinha mais paciência para MMOs no geral e muito menos para WoW. A Blizzard vai e me surpreende com Draenor.

Além das belas áreas, Draenor oferece um conteúdo interessante, dungeons e Raids criativas que te incentivam a chegar ao nível 100. Em pouco tempo vi as horas passarem diante do computador sem notar.

Parte disso foi graças ao sistema de Guarnições, onde você constrói a sua base e manda personagens em missões, como atacar uma base inimiga. Tais missões te recompensam com itens ou dinheiro.  Por algum motivo aquilo me prendeu  e mal podia esperar para que novas missões ou novos seguidores ficassem disponíveis.

Você pode ler mais sobre Warlords of Draenor na ótima análise do Rodrigo Flausino do Select Game.

Ultimate General: Gettysburg

melhores exclusivos para PC de 2014

Gettysburg apresenta que um ótimo jogo de estratégia não necessariamente precisa de mecânicas complexas ou uma agilidade inigualável para ser bom. Focado em um dos capítulos mais sangrentos da guerra civil dos Estados Unidos, o game oferece simplicidade e uma IA espetacular.

Ele chega a ser tão simples que você consegue controlar apenas com o mouse, nada de atalhos para te atrapalhar. Ao mesmo tempo o posicionamento das tropas, campo de visão e proteção de árvores contam para o sucesso das batalhas.

A IA também não deixa fácil. Ao invés de fácil, médio, difícil, a IA tem personalidades. Alguns atacam ferozmente, enquanto outras estudam o terreno antes de entrarem em batalha. Um conceito interessante que eu gostaria que mais jogos explorassem.

Endless Legend

melhores exclusivos para PC de 2014

A Amplitude Studios pode ter deixado a bola cair com o mediano Endless Space, mas compensou com dois ótimos games em 2014, Dungeons of The Endless e Endless Legend.Assim como Age of Wonders III, Legend também é um título de estratégia 4X, mas com grande ênfase em exploração e controle de território.

Ele conquista seu lugar na lista graças ao conceito de guerra fria (onde áreas neutras podem servir como zonas de conflito entre duas facções, sem que entrem em guerra direta), a forte estética das unidades e uma interface que é fácil de aprender.

Endless Legend é para aqueles que querem um 4X sem complicação, com quests que te incentivam a explorar e com tempo para perder umas 10 horas em um piscar de olhos.

The Vanishing of Ethan Carter

melhores exclusivos para PC de 2014

Você calcula o valor de um game por sua duração? Não? Que bom, então jogue The Vanishing of Ethan Carter. É curtíssimo mas te coloca em ambientes espetaculares, te faz recriar assassinatos para encontrar Ethan Carter, um garoto de uma pequena cidade.

Um dos trunfos do game são as texturas, feitas com uma técnica que fotografa o objeto em 360º para a criação. Com isso você tem um belo jogo e que não pesa em PCs mais modestos.

Isso conclui a nossa lista com os melhores melhores exclusivos para PC de 2014. Que 2015 venha com ótimos jogos para PC  e todas as plataformas disponíveis! Seja um WiiU, Xbox One, PlayStation 4, mobile, o importante é que mais jogos ótimos saiam e menos bugs apareçam.

Os dez melhores exclusivos para PC de 2014

About The Author
- Colaborador para a EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.
  • Thawane Moussa

    alguns sao ate bons