Combinação de magias, piadas e captura de pontos. Esse é o conceito básico de Magicka Wizard Wars, MOBA baseado na franquia Magicka da Paradox que se encontra no Steam Early Access.

Magicka Wizard Wars funciona de maneira relativamente similar ao Dominion de League of Legends ou Infinite Crisis. O seu time de cinco magos precisa tomar três pontos de captura no mapa para diminuir a pontuação do inimigo.

Caso os seus oponentes capturem todos os pontos e você morrer, não poderás nascer novamente até que sua equipe tenha um ponto. Isso faz com que as partidas de Magicka Wizard Wars durem relativamente pouco tempo.

Das 30 ou 40 partidas que joguei, elas terminaram em média com 15 minutos de duração no máximo. Boa parte foi dado a não termos mais pontos de captura disponíveis no mapa. Isso é ótimo para jogadores casuais ou aqueles que buscam jogar uma partida ou outra bem rápida.

Magicka Wizard Wars

Em contrapartida, isso reflete na comunidade. Já vi muitos jogadores simplesmente largarem de mão uma partida pois sabem que podem fazer outra muito rápido.

Agora o grande diferencial de Magicka Wizard Wars é que ele não tem itens. Tudo bem, você pode comprar novas armas e staffs na loja do jogo, mas não necessariamente vai melhorar o seu desempenho durante uma partida.

Como você melhora seus atributos? Bem simples, você não melhora. Todo o foco do jogo é no sistema de magias.

Assim como no Magicka original, o personagem usa seus poderes por meio de uma combinação de diversos elementos. Por exemplo, água + água +raio faz com que você crie uma tempestade ou pedra+ pedra + vento joga pedras gigantes em seus oponentes.

O sistema em si é bem intuitivo, mas demora a se acostumar durante as partidas. Se você joga Dota 2, pense que todos são praticamente um Invoker só que de maneira mais fácil.

Magicka Wizard Wars

Entender o que acontece no meio da pancadaria, são outros 500. A variações de magias são tão grandes, mas tão grandes que 90% do tempo você não entende o que diabos está acontecendo nessa zona.

Em conjunto Magicka Wizard Wars tem friendly-fire ligado. Não se assuste caso um amigo seu sem querer te coloque em chamas ou te acerte uma pedra.

Há também um sistema de magias especiais, que são destravadas com o nível de sua conta e ficam disponíveis durante a partida após uma quantidade específica de pontos. Nelas estão a opção de criar uma chuva de meteoros, invocar a morte, curar seus amigos com maior eficácia e por aí vai.

De início fiquei com receio que esse sistema pudesse tornar um combates desiguais para quem obtivesse primeiro, mas não é o caso…Tanto. O único problema é a “Morte”, que decide dar 300 ou 400 de dano em uma porrada só em área. Isso é o suficiente pra acabar com a vida de muito mago por aí.

Magicka Wizard Wars

Na parte técnica, Magicka Wizard Wars faz muito bem o que propõe. Apesar de estar em early access, já conta com uma boa gama de opções gráficas e configurações no geral.

O grande diferencial do MOBA é a disponibilidade de servidores brasileiros. Ao contrário do Dota 2, League e etc, ele conta também com cross-region matchmaking. Ou seja, caso não há jogadores suficientes no Brasil, ele também buscará nos EUA.

Por um lado, é bem provável que o ping fique baixo dado a localização dos servidores… Por outro eu mal vi brasileiros no Magicka Wizard Wars, ou seja, acabei no servidor norte-americano e com um ping de 160/170ms.

Você é veterano em MOBAs? Já jogou horas de Dota 2, entre outros por aí? Magicka Wizard Wars pode não ser para você.

Apesar de um sistema de magia tecnicamente robusto, Wizard Wars não tem elementos suficientes que justifiquem um meta-game profundo.

Magicka Wizard Wars

Existem alguns itens, como apontei anteriormente, que modificam alguns stats, mas são apenas dando, movimentação ou um dos elementos.

Claro que, ao longo dos meses a comunidade irá amadurecer, builds de melhores magias irão aparecer, mas talvez não seja o suficiente para se criarem 1000 guias de como jogá-lo.

Deveria então, gastar o seu tempo e dinheiro com Magicka Wizard Wars? Bem, se você busca um MOBA bem casual para você jogar com um grupo de amigos entre uma e outra partida de Dota 2, vai fundo.

Com servidores nacionais e um potencial de ser melhor do que já é, Magicka Wizard Wars ainda tem muito o que crescer. A versão de Steam Early Access no momento sai por R$ 24,99. Futuramente ele será free-to-play, então recomendo ficar de olho e já colocá-lo em sua wishlist do Steam.

Preview – Magicka Wizard Wars

About The Author
- Colaborador para a EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.