Bem senhores, como o open beta do Path of Exile começa amanhã (23), pensei que nada melhor do que fazer um guia básico para aqueles que não tem muita experiência em Action RPGs e / ou não conhecem muito bem o sistema de Path of Exile.

1 – Pesquise, Calcule a sua build

Guia para o Open Beta de Path of Exile

O Sistema de stats de Path of Exile é bem similar ao Final Fantasy X, você acessa um mapa com diversos… “círculos” digamos assim. Cada um deles permite a melhoria de um aspecto de seu personagem, alguns dão +10 de strenght, +10 de accuracy, mana e por aí vai. Todo e qualquer modificação feita neste mapa não pode ser desfeita a não ser que você pague, portanto, pesquise um pouco sobre o seu personagem, que habilidades melhor funcionaria em você e outras coisas.

Eu joguei boa parte do tempo com uma ranger, portanto eu dei prioridade em aumentar meu attack speed, assim como minha dexterity, vai de cada um descobrir como melhor jogar.

 

2 – Gems

gems-interna3

Este é um tópico um pouquinho complicado. Existe um statsmap passiva, ou seja, de stats. Não existe, porém, uma skilltree para habilidades. Todas as habilidades você obtem por meio de gems, pequenas pedrinhas que você coloca nos seus equipamentos e permite utilizar o poder delas.

Existem dois tipos de gems: Primary Gems e support Gems

  • Primary gems

Primary gems são as tradicionais habilidades, fireball, poison arrows, etc. (vide imagem acima)

  • Support Gems

Ok, Agora que fica levemente complicado, as support gems são gems que complementam as principais. Elas adicionam atributos extras a qualquer habilidade sua. Vou dar um exemplo com a gem “Lesser multiple projectiles”.  Quando eu aplico a lesser multiple projectiles na minha fire arrow, ao invés de soltar uma fire arrow, ela solta três.

Guia para o Open Beta de Path of Exile

Essa support gem pode ser aplicada a várias primary gems ao mesmo tempo. Para isto você precisa de um equipamento que tenha gem slot linking. Ou seja, links entre as gemas de diferente cores que estão em sua armadura, por exemplo.

Existem diversos tipos de support gems, não existe limite para que tipos de support gems podem ser colocada em um único equipamento, exceto a sua cor.

 

 3 – Se você é caster, Shift é seu amigo

Isso não necessariamente se aplica a Path of Exile, mas qualquer action RPG. Se você jogou diablo com certeza já fez uso dessa tecla.  O Shift permite que você ataque sem se movimentar. Normalmente utilizamos o botão esquerdo do mouse para clicar nos inimigos, pode ocorrer que seu personagem se movimente no meio tempo, fique rodeado de inimigos e morra, ninguém quer isso, não é mesmo? Pois então use o shift!

 

4 – Não se esqueça dos energy ShieldsGuia para o Open Beta de Path of Exile

HP e mana são muito importantes, claro, mas os Energy Shields garantem tanta sobrevivência quanto esses dois elementos. Estes Energy Shields são tipicamente atributos extras de equipamentos como armaduras.

Como o próprio nome já diz, o dano causado pelo inimigo a você tem de primeiro passar pelo energy shield para assim começar tirar seu HP. O melhor de tudo é que o tal shield tem um tempo de recarga relativamente curto, sendo assim possível enfrentar muitos monstros sem se preocupar tanto. Mas tome cuidado, apesar de serem muito bons, nunca priorize um equipamento com um energy shield + 30 se o seu atual te dá por exemplo + 40 de attack speed + 20 de dextreza e + 30 de HP. Ele pode ser tão bom quanto HP para sobreviver, mas o HP ainda tem de ser o foco principal

 

5 – Venda itens desnecessários

Não sei porque coloquei esse item, mas conheço muita gente que por algum motivo bizarro mantem uma quantidade enorme de itens dentro da stash (um baú que é acessado dentro das cidades) sem motivo aparente.

Se você planeja jogar com outros personagens, não se preocupe, você vai achar itens bons durante o seu leveling. A não ser que você consiga um item amarelo / laranja (rare ou legendary, respectivamente), não vale a pena guardar.  Além do que, vender alguns equipamentos permite que você consiga itens como Scroll of Wisdom, utilizado para identificar armas e armaduras, ou orbs para melhorar o seu atual equipamento.

Isto não se aplica a gems, gems não dropam tão facilmente e devem ser guardadas.

 

6 – Jogue em grupo

Guia para o Open Beta de Path of Exile

Outro item que também não precisa de muito para ser óbvio. Quando se joga com um grupo, a qualidade do drop rate melhora muito do que jogar sozinho. Se não me engano o Path of Exile calcula a drop rate geral de um cálculo baseado no aculumo das drop rates de todos os personagens na party, posso estar enganado porém.

Mas o fato é que, o drop de equipamentos ou itens de melhor qualidade ocorreu muito mais quando jogava em grupo do que sozinho. Agora que o jogo está prestes a entrar em open beta, não há motivo para não faze-lo, correto?  Encha o saco de seus amigos e jogue com eles! Ou se quiser, junte-se a um dos open parties que estão disponíveis na aba Social (acessada com a tecla S)

Bom, não garanto que isso lhe faça ser o melhor jogador de Path of Exile, mas pelo menos possa te dar uma base para aproveitar melhor o jogo em seu open beta, previsto para esta quarta-feira (23). Não se esqueça, você já pode realizar o download dele, basta acessar o seu site oficial.

Se você quiser mais informações ou guias para o Path of Exile, sugiro que faça duas coisas: Assine o canal da Grinding Gear Games no Youtube. Semanalmente eles fazem vídeo de builds criadas por usuários, é um ótimo ponto de partida para aqueles que não tem idéia de como montar seu personagem, segue um video abaixo:

 

Em segundo lugar, o Forum oficial do Path of Exile, pode parecer meio óbvio, mas muita gente esquece de dar uma passada nos fórums. Eles possuem uma categoria para cada classe, estes são repletos de dicas e estratégias. Clique aqui para conferir.

Guia para o Open Beta de Path of Exile

| Artigos |
About The Author
- Colaborador para a EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.