Heralds of The Winged Exemplar

Escrever uma nota sobre o lançamento de Grimoire: Heralds of the Winged Exemplar, até alguns dias atrás, soava como algo impossível. Porém, o impossível aconteceu e depois de mais de 20 anos o RPG de Cleveland Mark Blakemore está disponível no Steam por R$ 72,99.

A história por trás do jogo e seu autor é tão confusa e complexa quanto a história dos RPGs de maneira geral. Anteriormente funcionário da finada Sir-Tech no começo dos anos 90, Cleveland trabalhou em uma possível sequência de Wizardry VII, intitulada Stones of Arnhem (mais detalhes sobre no Matt Chat com Sirotek, em inglês). Após o cancelamento do projeto, e um posicionamento hostil de Cleveland sobre ele e a empresa fundada por Robert Sirotek, ele começou o trabalho em Grimoire em 1995.

Atrasos e Grimoire: Heralds of the Winged Exemplar são nomes que andam basicamente juntos. Testes beta em 1998, promessas feitas em fóruns sobre possíveis datas de lançamento e até uma campanha no IndieGoGo deixaram qualquer um sem a menor esperança de que fosse lançado.

Quando Cleve ressurgiu neste ano com a promessa de mais uma data, desta vez de 7 de julho, as esperanças voltaram para serem destruídas novamente com mais um adiamento devido a “bugs”, algo que o desenvolvedor já havia falado anteriormente. Não era à toa que a segunda data, 1º de agosto, foi vista com cautela. Dito e feito, mais um adiamento para esta sexta-feira (4).

Quanto a qualidade do jogo? Ninguém sabe. É um Dungeon Crawler clássico com oito personagens, imensa complexidade e que é feito dos pés à cabeça para quem é fã de Wizardry VII. A promessa é de mais de “600 horas” de conteúdo, mais de 244 mapas e efeitos MIDI. Sim, old-school desse jeito.

Cleve já comentou que ele promete atualizar o jogo semanalmente e adicionar melhorias mensalmente. O manual, não concluído para o lançamento, deve ser disponibilizado na próxima segunda ou terça-feira (7 ou 8 de agosto). Agora resta saber se as datas também não vao mudar.

Grimoire: Heralds of the Winged Exemplar é lançado após mais de 20 anos

About The Author
- Colaborador para a EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.