O jogo que já pode ser considerado o carro-chefe da Valve finalmente saiu do Beta no dia 09/07/2013. Depois de dois anos nesse estágio, Dota 2 agora é gratuito para ser jogado por qualquer um.

No começo do Beta, a situação era bem diferente. Pouquíssimas pessoas foram escolhidas para participar da fase de testes desse jogo que tinha uma interface limitada e texturas que doíam nos olhos. Nessa época, League of Legends não tinha nenhum oponente à altura, mas muitos sortudos que estavam no Beta cediam as contas no Steam para que seus amigos testassem o jogo, foi justamente assim que tive meu primeiro contato com o jogo.  (E não, a minha primeira partida foi horrível.)

Surgiu então uma nova chance de ser convocado. Caso você preenchesse um formulário, recebia uma key… Depois de alguns séculos, quando recebi a minha, sequer lembrava do que se tratavam as benditas questões; mas tudo bem, estou incluso no cada vez menos seleto grupo de pessoas que têm Dota. Isso foi há pouco mais de um ano atrás, depois da metade da fase Beta. Foi nessa época de acessibilidade baixa que muitos curiosos resolveram migrar do LoL para o Moba da Valve. Muitos não foram seduzidos à primeira vista e deixaram pra lá.

Dota-2-review-thumb-large

Nessa época, a interface já era agradável, muitos heróis já tinham sido refeitos com texturas mais atraentes e já existiam itens que destacavam quem estava disposto a compra-los. Todos seus amigos que responderam aquele questionário provavelmente já tinham o jogo há tanto tempo quanto você. Algum tempo depois, todos receberam duas ou três keys para distribuir. Se faltava alguém no seu círculo de amizade, não mais.

A partir daí, tudo evoluiu de forma muito estável. Fatores como Itens, Heróis, Texturas e Balanceamento adquiriram uma frequência que impossibilitava o jogo ficar repetitivo, isso ocorre até hoje. Um exemplo disso é o fato da Valve ter introduzido por tempo limitado modos de jogo em homenagem a datas especiais (Quem não tem um Greevil hoje em dia?). Entre os artifícios responsáveis por elevar a popularidade do jogo, também estão os campeonatos que já existem há muito tempo e hoje movimentam tanto dinheiro quanto os maiores campeonatos de League ou StarCraft II. Tal padrão evolutivo se mantém até o presente, momento no qual o jogo foi lançado.

Mas o que mudou de segunda para terça?  Receio não ter nenhuma resposta melhor que “nada”. Não houve nenhum patch que adicionasse algo no jogo, a única diferença notada até o momento é um novo nome nos lançamentos do Steam. E se for considerar os problemas enfrentados pelos jogadores da América do Sul que vêm sendo enfrentados já há alguns dias (Lag, Perda de Pacotes, Servidores Defeituosos), a semana de lançamento para nós foi bem turbulenta.

Apesar de existirem defeitos, Dota 2 é a minha aposta para o futuro dos jogos competitivos no PC. Pequenos problemas como má performance dos servidores numa certa região são facilmente retificados. Para quem não conhece MOBA ou Dota 2, está ficando cada vez mais difícil de se manter assim. Mas me recuso a acreditar em monopólio, mesmo com o nascimento de um gigante como esse, League of Legends ainda é mais popular e acessível. Uma posição de respeito como essa certamente não dará o braço a torcer tão facilmente.

Dota 2 sai do Beta e já está disponível para todos

| Artigos, Notícias |
About The Author
- Estudante de engenharia que tem como principal hobby os jogos de estratégia competitivos e os títulos que são fáceis de entender mas difíceis de dominar. Jogo desde que um computador entrou pela porta da de casa e, apesar de já ter passado pela fase dos consoles da Sony, está claro que o PC é minha preferência insubstituível.